Xiaomi confirma mais 16 modelos prestes a receber a MIUI 14

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A atualização da interface MIUI 14 traz consigo o Android 13 da Google aos mais variados smartphones Xiaomi eleitos para a receber. É, como tal, uma das maiores atualizações de sistema para os telemóveis e tablets desta marca, alguns dos quais ainda sem poder desfrutar das novidades.

Porém, a espera estará a terminar para mais de uma quinzena dos seus dispositivos móveis entre smartphones e tablets da marca, bem como equipamentos da sua sub-marca Redmi. Em seguida podem encontrar a listagem completa, tal como esta foi divulgada recentemente pela própria marca.

Lista de dispositivos Xiaomi a receber a MIUI 14

  1. Mi 10
  2. Mi 10 Pro
  3. Mi 10T
  4. Mi 10T Lite
  5. Mi 10T Pro
  6. Redmi 9T
  7. Redmi Note 10 5G
  8. Redmi Note 10 JE
  9. Redmi Note 10S
  10. Redmi Note 10T
  11. Redmi Note 8 (2021)
  12. Redmi Note 9 Pro
  13. Redmi Note 9S
  14. Redmi Note 9T
  15. Redmi Pad
  16. Xiaomi Pad 5

A lista principia pelos dispositivos mais recente, seguindo até aos modelos com mais tempo no mercado. Temos efetivamente vários smartphones de diferentes segmentos, desde antigos topos de gama até dispositivos móveis mais modestos, de gama média.

Certo é, porém, que apesar da demora, a empresa de Lei Jun tem encetado esforços no sentido de mitigar esta espera e agilizar a respetiva distribuição da MIUI 14. Dito isto, pese embora as melhorias, há ainda muito trabalho a ser feito pela marca chinesa.

Os planos de atualização da MIUI 14 da Xiaomi

Xiaomi MIUI 14 calendarização
Calendarização da distribuição da MIUI 14 durante o segundo trimestre de 2023. Crédito: Xiaomi

Importa frisar, porém, que apesar de esta ser a atualização para a MIUI 14, nem todos os smartphones contemplados podem receber necessariamente o Android 13.

Isto é, em modelos mais antigos o sistema operativo pode permanecer o Android 12, apesar de a MIUI 14 ser efetivamente o número da versão a ser distribuída.

Por outras palavras, a Xiaomi desenvolve a sua MIUI 14 com base nos sistemas operativos Android 13 e Android 13. Desse modo, pode ajustar essa mesma interface às caraterísticas de cada modelo e, se um determinado equipamento tiver especificações mais restritas, é provável que a versão do sistema permaneça o Android 12.

Por fim, independentemente da versão do sistema operativo, temos efetivamente melhorias estéticas e funcionais a chegar com esta atualização para a MIUI 14.

Here comes what you care about the most---the MIUI 14 rollout plan. 🎉💪Follow to get latest MIUI information! ❤️*Plz follow @miuiIND to get the update info about Indian devices. *The rollout plan for POCO devices will be revealed soon! Stay tuned! #MIUI14 #Rolloutplan pic.twitter.com/uM26aiiHNM

— MIUI (@miuirom) 28 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.