Xiaomi comenta polémica do bloqueio de serviços Google nos seus smartphones

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Tal como a 4gnews noticiou no início desta semana, a Xiaomi ficou envolta em polémica quando vários utilizadores alegaram não conseguir instalar os serviços da Google em smartphones adquiridos na China.

Ao que indicavam as várias fontes, tais restrições aconteciam quando era efetuada a atualização para a MIUI 12.5. Dias depois, a Xiaomi viu-se forçada a esclarecer a situação junto dos seus fãs.

Xiaomi confirma rumores de falta de serviços Google nas ROM chinesas da MIUI

Em comunicado feito na rede social Weibo, a Xiaomi desmente as notícias da quebra de suporte aos serviços da Google, por parte de todos os modelos adquiridos na China. “Notamos que alguns utilizadores desconhecem a verdade e os meios de comunicação social divulgaram noticias sobre smartphones que não recebem mais suporte para os GMS”, pode ler-se no cabeçalho da publicação da Xiaomi.

A Xiaomi acaba por afirmar que a fonte de onde surgiu a informação (Xiaomi Community Answer Group) não é oficial, e pretende desmentir esses rumores. Ainda assim, no seu texto dividido em quatro pontos, acabaria por afirmar que a framework dos serviços Google deixará de vir pré-instalada nos smartphones oriundos na China.

A Xiaomi terá de colocar essa possibilidade no smartphone, sendo que deixa efetivamente de ser permitido o chamado “sideload” (instalar as aplicações por outros meios) perante a ausência da framework. No entanto, a empresa acaba por admitir que mais equipamentos chineses possam chegar com essa framework, dependendo da procura.

Infelizmente para quem compra equipamentos com ROM chinesa, deixará de poder instalar os serviços da Google se mantiver essa ROM instalada no smartphone. Esta mudança surge, como referido, a partir da MIUI 12.5 e em futuros equipamentos.

Modelos globais da Xiaomi não terão de se preocupar

No quarto ponto do texto, a Xiaomi esclarece também o esperado. Os modelos globais não são afetados, pelo que se tens um smartphone Xiaomi adquirido fora da China, não terás de te preocupar com esta mudança.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.