Xiaomi: CEO confiante nos seus carros elétricos apesar da vantagem da Tesla

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi tem um forte interesse no segmento dos carros elétricos autónomos, afirmação que provavelmente não surpreenderá a maioria dos leitores 4gnews. Com efeito, esta é uma das áreas em que Lei Lun, atual CEO da empresa, mais diretamente envolvido, está no andamento dos projetos. Aliás, o objetivo passa por se juntar à Tesla enquanto grandes fabricantes de veículos elétricos.

A propósito, recordamos a primeira demonstração de um veículo elétrico autónomo, com tecnologia desenvolvida pela Xiaomi, há cerca de dois meses. Agora, o CEO da empresa chinesa vem novamente a público reafirmar o seu compromisso com o segmento de carros elétricos e fazer saber que a sua empresa ainda está a tempo de se juntar "à corrida dos EV's".

Tesla tem mais de 10 anos de experiência, mas há tempo para a Xiaomi

Lei Jun Carro Elétrico

Reconhecendo a vantagem atual da Tesla, com mais de 10 anos de experiência no mercado, o CEO da Xiaomi acredita que a sua empresa conseguirá acompanhar o ritmo deste setor. A empresa de Elon Musk terá, na Xiaomi, uma rival nos carros elétricos.

O CEO da empresa chinesa mostra-se particularmente ambicioso na sua antevisão dos carros elétricos da sua marca e no próprio setor dos veículos elétricos. Para Lei Jun, o único caminho é o do progresso, da inovação e melhoria das suas atuais tecnologias.

Consubstanciando a sua dedicação, durante o último trimestre fiscal da Xiaomi a equipa de Pesquisa e Desenvolvimento tem agora mais de 1 000 colaboradores dedicados. Adicionalmente, o segmento de carros elétricos da Xiaomi receberá um reforço de 88,3 milhões de dólares, ou 88,3 milhões de euros para financiar as necessidades do setor.

Xiaomi continuará a investir no desenvolvimento do segmento de carros elétricos

Our Xiaomi Pilot Test vehicle has achieved a safe and smooth driving experience under various conditions. Check out the video below for some of my favorite demos! #LeiJunAnnualSpeech pic.twitter.com/5ngOtkwoWp

— leijun (@leijun) 11 de agosto de 2022

Após as primeiras provas dadas no setor, com uma amostra digna de nota no tweet acima, contamos com os primeiros veículos prontos para o grande mercado já em 2024. Um objetivo e meta ambiciosa, mas na qual Lei Jun tem plena confiança.

Contamos assim com os primeiros carros elétricos da Xiaomi a mostrar o seu valor durante o primeiro semestre de 2024. Até lá, a empresa continuará a trabalhar neste que é um dos seus projetos mais ambiciosos até à data.

Por fim, é expectável a apresentação de três veículos comerciais, com os preços, para a China, a começar no equivalente a 43 000 dólares. Porém, é referida a existência de um modelo mais barato, custando desde 29 000 dólares para o mercado doméstico.

Tesla entered the EV industry more than 10 years ahead of us. Some people think that we already missed our window to enter the market, but I disagree. The race is just getting started, and I think Xiaomi has plenty of opportunities. pic.twitter.com/h6aqMytZgG

— leijun (@leijun) 8 de setembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.