O mundial de futebol, FIFA 2018, arrancou ontem na Rússia com uma goleada do país anfitrião no primeiro confronto com a Arábia Saudita. Agora, a tecnológica chinesa, Xiaomi, apresenta-nos a sua nova bola de futebol inteligente. Chama-se INSAIT JOY Smart Football e custa uns meros 39€.
Aumentando o seu vastíssimo portfólio de gadgets e acessórios para o dia-a-dia, a fabricante chinesa mostra-nos a sua nova...bola de futebol. O seu preço é um dos seus trunfos, algo que pode ser dito sobre a esmagadora maioria dos produtos desta empresa.
Vê ainda: OnePlus, Huawei, Xiaomi…Top 5 topos de gama Android a menos de 500€
Lançada através da sua plataforma de crowdfunding, a nova bola de futebol inteligente da Xiaomi tem algumas peculiaridades. Ora, em primeiro lugar, o que é que a torna inteligente e não apenas mais uma bola de futebol como tantas outras?
Na prática temos aqui um pequeno chip, um componente eletrónico no seu interior que medirá alguns parâmetros. Desde a trajetória da bola até à sua velocidades, factores úteis para as sessões de treino nos aspirantes a jogadores de futebol ou para qualquer interessado.
Esta é a INSAIT JOY Smart Football
O produto chama-se INSAIT JOY Smart Football mas chamemos-lhe bola de futebol inteligente da Xiaomi por questões de simplicidade. O produto tem uma circunferência de 635-660mm e pesa um total de 420g e 450 gramas. Temos também uma versão de menores dimensões com uma circunferência de 635-660mm e um peso de 350-390 gramas. Esta versão é indicada para utilizadores com 12 ou menos anos de idade.
A bola de futebol da Xiaomi é construída utilizando um processo de ligação térmica entre as várias camadas do produto. Trata-se de um método mais eficaz do que o método de costura tradicional dos elementos. Os seus novos ténis inteligentes também usufruem deste método de união térmica.
É a nova bola de futebol inteligente da Xiaomi
A fabricante chinesa garante que a sua bola de futebol inteligente tem um bom selamento para evitar fugas de ar. Mais ainda, garantem que o produto não se deformará mesmo caso seja imerso em água.
A bola em si é construída com recurso a pele sintética (PU) e um revestimento que cumpre os padrões definidos pela FIFA. Em seguida podemos ver um corte com as seções do produto em si.
O que a torna realmente inteligente é o sensor no seu interior. Este pequeno chip será capaz de monitorizar os movimentos, velocidade e trajetória em alta-velocidade da bola. Aliás, este chip conta também com um micro processador e um sensor de alta performance para lidar com todos os dados de velocidade e trajetória.
Bola de futebol inteligente tem carregamento sem-fios
Em seguida, um algoritmo especializado no processamento dos dados vai analisar cuidadosamente a trajetória do objecto. Posteriormente todos estes dados são enviados para o teu smartphone. Aí, através de uma aplicação gratuita poderás consultar os dados em tempo real.
A aplicação em si conta com vários modos de apresentação das estatísticas para que tenhas uma noção clara dos dados. Permite ainda a partilha destas informações nas redes sociais e a sua sincronização com a cloud.
Para além disso, o utilizador pode definir três níveis e quatorze (14) programas de exercício avançado. No final de cada sessão de treino o utilizador pode consultar a sua performance e ir aferindo as melhorias.
Numa última nota, todo o componente "smart", todas as funções inteligentes da bola carecem de algum tipo de fonte de energia. Esta conta com uma pequena bateria com autonomia para 7 horas de treino.
Em seguida poderás carregar a bola. Sim, parece estranho mas terás que carregar a bola através de um módulo de carregamento sem-fios. Note-se ainda que o produto em si conta com uma autonomia em standby até 40 dias.
Numa última nota, o produto custa um total de 299 yuan ou cerca de 46 dólares (ou cerca de 39 euros). Chega às lojas na China a partir do dia 10 de julho.
Assuntos relevantes na 4gnews: