A Xiaomi deu a conhecer a interface MIUI 12 há aproximadamente um ano, mais concretamente em dezembro de 2020. Entretanto, esta versão recebeu uma atualização incremental, a MIUI 12.5 que, infelizmente trouxe vários erros e instabilidade para alguns modelos lançados pela fabricante chinesa.
Entre estes destaca-se o smartphone Xiaomi Redmi Note 9, cuja versão base foi afetada pela instabilidade da MIUI 12.5. Note-se que esta versão, também ela incremental, serviria de base para a próxima grande iteração, a MIUI 13 ainda em desenvolvimento.
O smartphone Xiaomi Redmi Note 9 recebe agora a MIUI 12.5 Enhanced
Assim sendo, com a MIUI 13 ainda a precisar de mais trabalho, e com vários smartphones afetados por diversos problemas, a marca chinesa decidiu conter o prejuízo com o lançamento da MIUI 12.5 Enhanced. Esta versão chega agora ao smartphone Redmi Note 9.
Trata-se, portanto, de uma atualização incremental para aquela que deveria ser a grande atualização incremental. Isto é, a versão intermédia até que a MIUI 13 estivesse pronta. Como a história o viria a provar, contudo, surgiriam problemas inadiáveis.
Os utilizadores relatam não só o reiniciar espontâneo do telemóvel Xiaomi em algumas circunstâncias, bem como o fecho inesperado de algumas apps de sistema. Há ainda o casual "travamento" ou lentidão na execução de algumas tarefas simples no telefone.
O cenário diverge consoante o utilizador e tipo de uso, mas após a atualização MIUI 12.5 o consenso é notório. A atualização veio prejudicar o bom uso deste smartphone de gama média da Xiaomi, bastante popular também em Portugal.
Podemos dar conta do início da distribuição com o número de compilação V12.5.2.0.RJOINXM. O utilizador não notará mudanças visuais no sistema, mas deverá usufruir das correções de erros múltiplos e otimizações do desempenho.
Atualização em curso para o Xiaomi Redmi Note 9
Trata-se, assim, de mais uma atualização para este telemóvel Xiaomi. As novidades chegaram em primeiro lugar à Índia, com a distribuição a ocorrer de forma gradual e faseada para que todos os utilizadores recebam a MIUI 12.5 Enhanced.
Note-se ainda que este telemóvel Xiaomi está globalmente disponível com o processador Helio G85 da MediaTek. Espera-se também que este novo leque de atualizações contemple, gradualmente, os demais modelos que compõe a gama Redmi Note 9.
Entre as principais correções estão os problemas de instabilidade, consumo exagerado de bateria e reiniciar inesperado das unidades afetadas. Note-se ainda que nem todos os telefones Redmi Note 9 foram afetados de igual maneira pela MIUI 12.5.
Posto isto, aconselhamos os utilizadores a aguardar pela nova atualização e a aceitar a sua instalação logo que a mesma se afigura disponível também em Portugal. As melhores com este software incluem também o novo patch de segurança de outubro.
Por fim, esta distribuição é feita via OTA (over the air) chegando gradualmente aos vários mercados globais.
Editores 4gnews recomendam: