Xiaomi: ativa isto no smartphone para receber atualizações da MIUI mais rapidamente

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A MIUI é uma das interfaces de utilizador mais abrangentes que podem encontrar no mercado Android. Isto é, a skin da Xiaomi vem adaptar essencialmente todos os aspetos do sistema operativo Android tal como este é concebido pela Google, com um design, animações e funções própria que aumentam toda a sua envolvência e utilidade.

Focada sobretudo na velocidade, otimização de desempenho e produtividade, a mais recente versão desta UI à data de redação do artigo é a MIUI 14, baseada já no Android 13 da Google.

Porém, até ao momento não está disponível na sua versão estável (global) para os utilizadores em Portugal. Há, contudo, um pequeno truque que pode fazer com que as atualizações cheguem mais rápido ao teu telefone.

MIUI 14 é a mais recente versão da interface baseada no Android 13 da Google

Xiaomi MIUI 14

Tudo mudará, contudo, com a disponibilização dos novos smartphones Xiaomi 13 apresentados em dezembro último na China, a chegar a Portugal em meados de fevereiro. A partir daí, contamos também com a gradual distribuição da MIUI 14 aos modelos eleitos.

Em seguida damos a conhecer um procedimento simples, oficial e presente já na tua interface MIUI 13, por exemplo. O recurso está escondido nas definições do smartphone e pode fazer com que as novidades e atualizações cheguem mais rápido.

Segues estes passos para receber as atualizações antecipadamente

Xiaomi
Ilustração dos passos 1 a 3 do procedimento num smartphone Xiaomi.

Bastam alguns segundos com o teu smartphone Xiaomi e podes receber mais rapidamente as atualizações de software. Para tal, tens apenas que seguir estes passos:

  1. Abre a aplicação "Definições" no teu smartphone Xiaomi
  2. Entra na secção "Sobre o Telemóvel"
  3. Acede / toca na área "Versão do MIUI"
  4. Toca no menu das opções sinalizado pelos 3 pontos verticais, no canto superior direito (⋮)
  5. Toca na opção "Definições de atualização"
  6. Ativa a opção "Receber atualizações antecipadamente"
Xiaomi
Ilustração dos passos 4 a 6 do procedimento num smartphone Xiaomi.

Importa frisar que apesar de terem ativado esta opção quem decide o momento da distribuição é a Xiaomi. Dito isto, este recurso pode efetivamente agilizar a chegada das novidades, mas só após a fabricante dar a luz verde.

De qualquer modo, com todas as novidades a caminho com a MIUI 14, desde o reconhecimento automático do texto em fotos, novos widgets, melhorias no design e no funcionamento das apps. Há muito mais a descobrir, pelo que esta é uma atualização que vão querer instalar.

Por fim, este recurso agilizará a chegada de atualizações gerais de sistema e atualizações incrementais. É um truque bem escondido pela marca, mas do qual podem tirar partido.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.