One UI 5.1 revelada por acidente antes da apresentação dos Samsung Galaxy S23

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A contagem decrescente para a apresentação oficial dos smartphones Samsung Galaxy S23 já começou! Estamos a escassos dias do evento Galaxy Unpacked a realizar-se em São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos da América e com transmissão em direto.

Entretanto, já ficamos a conhecer essencialmente tudo sobre os telefones da marca líder de mercado nestas fugas de informação. Porém, o seu software era um dos últimos segredos da gigante sul-coreana na forma da One UI 5.1 baseada no Android 13 da Google que agora ficamos a conhecer.

Este será o aspeto geral da One UI 5.1 da Samsung a chegar com os Galaxy S23

Samsung Galaxy S23

As novidades estão presentes nos mais variados aspetos do sistema e interface, nomeadamente nos seguintes:

Galeria a câmara fotográfica com a One UI 5.1

  • Câmara fotográfica e respetiva UI: acertar os parâmetros para as selfies fica mas simples - filtros e efeitos mais acessíveis
  • Acesso rápido ao modo Expert RAW para maior controlo sofre as funções e vários parâmetros de câmara fotográfica.
  • Galeria e respetivo funcionamento: Álbum comum de família - nova opção que permitirá partilhar em família com o modo homónimo. A Samsung atribuiu 5 GB de armazenamento a cada membro da família - até 6 pessoas.
  • Melhorias no processamento das imagens: remoção automática de sombras, pontos de reflexão e demais imperfeições das fotografias para que estas tenham o melhor aspeto possível.
  • Pesquisa aprimorada na Galeria. Podemos pesquisar agora por mais que uma pessoa ou item em simultâneo. Podemos até pesquisar por pessoas sem escrever os seus nomes, simplesmente ao tocar nos seus rostos.
  • Escolher um Local para guardar as Capturas de Ecrã. O utilizador pode definir uma localização para guardar todas as capturas de ecrã, por exemplo, numa pasta própria para facilitar a sua gestão.

Samsung Galaxy S23 One UI 5.1

Funções de AR e AR Emoji, novos Widgets e mais Cenários

  • Podem usar até 3 Emojis no modo AR Emoji Camera para captar fotografias mais criativas. O mesmo se aplica à gravação de vídeo em que podemos aplicar máscaras em até 3 pessoas em simultâneo. Podemos até substituir os rostos dos amigos por diferentes personagens ao clicar nos emoji
  • Melhorias na disposição ou layout no modo AR Doodles, ou rabiscos AR. Temos mais pincéis e opções de desenho neste modo criativo que nos permite desenhar nas imagens.

Novos Widgets para o teu Samsung

  • Temos um novo widget de bateria para o nosso smartphone Samsung que nos permite consultar o nível de carga remanescente no smartphone Samsung Galaxy, ou tablet. À direita do ecrã inicial, podemos ter assim mais informações de bateria não só do smartphone, mas também dos demais dispositivos ligados como os earphones Galaxy Buds, Galaxy Watch, entre outros produtos do ecossistema Samsung.
  • Novo Widget mais intuitivo para a Meteorologia. Agora com um novo estilo e design, apresenta-nos as informação de modo sucinto e mais organizado, com informações e animações específicas para diferentes estados do tempo.

Samsung One UI

Modos e Cenários

  • Teremos diferentes papéis de parede consoante o Modo definido para o smartphone. Este afetará também o aspeto geral do tema, facilitando a personalização de todo o telefone consoante estejamos no Trabalho, Desporto, Lazer, etc.
  • Mais condições para cenários e ações. O telefone poderá executar mais operações consoante uma ação do utilizador. Por exemplo, ao colocar o mesmo em Modo de Avião o telefone pode lançar o menu de conexão Bluetooth para ligar os auriculares, ou outra opção ao nosso desejo.

Temos ainda várias melhorias para o menu das Definições, para as opções com Samsung DeX e respetiva produtividade. Além disso, podemos contar com uma melhoria nas funções de pesquisa interna no browser Samsung Internet, o navegador da marca.

Aguardamos agora pela apresentação oficial da gama Galaxy S23, com a introdução simultânea desta nova versão da UI Samsung, já baseada no Android 13 da Google.

One UI 5.1 will bring a lot of improvements to the day to day usage of Galaxy devices It also brings some Galaxy S23 features to older devicesYou can reserve the S23 here: https://t.co/0v9oO7RRTW pic.twitter.com/XQ6gkJlFO3

— Anthony (@TheGalox_) 27 de janeiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.