
A Xiaomi apresentou oficialmente o HyperOS 3, a mais recente atualização do seu sistema operativo, que estreia a tão aguardada funcionalidade Super Island, a 'rival' do Dynamic Island da Apple.
Para quem ainda não está tão a par do que se trata, esta é uma ferramenta que vai afetar positivamente o multitasking no teu smartphone. Ou seja, vai permitir ter múltiplas "ilhas" abertas em simultâneo, cada uma associada a uma aplicação ou fluxo de trabalho.
O melhor de tudo é que com um simples gesto tens acesso a a ferramentas através de uma janela pop-up, tornando a alternância entre tarefas mais rápida e intuitiva. É sobretudo pensada para quem usa o telemóvel como ferramenta de trabalho.
Porém, esta é apenas uma das seis grandes melhorias que a marca chinesa implementou no HyperOS 3, que é lançado já nesta quarta-feira, 24 de setembro.
Além disso, a interface está bastante diferente graças aos papéis de parede dinâmicos com IA, que lhe dão um toque de modernidade. Mas há mais mudanças: ecrã de bloqueio centralizado com novo design do relógio, efeitos de profundidade de campo que proporcionam um visual mais limpo, ícones em alta definição e barra de estado simplificada, garantindo acesso rápido às informações essenciais.
Das fotografias à segurança
A aplicação de fotografias recebeu melhorias significativas, especialmente importante para quem lida com grandes volumes de conteúdo multimédia. Inclui agora controlo de classificação mais avançado, reconhecimento inteligente de animais e objetos e transferências rápidas com copiar e colar, inclusive entre iPhone e Xiaomi.
No que toca à conectividade, o HyperOS 3 foi desenhado para quem usa múltiplos aparelhos no dia a dia, permitindo arrastar e largar ficheiros entre dispositivos, utilizar aplicações em várias janelas, desbloquear aparelhos Xiaomi com Face ID e sincronizar mensagens entre iPhone e Xiaomi com resposta direta via modo espelho, garantindo maior fluidez na comunicação e eliminando a necessidade de trocar constantemente de equipamento.
O assistente XiaoAi também recebeu atualização, oferecendo pesquisas ultrarrápidas, reconhecimento de imagens mais inteligente, sugestões baseadas em contexto e novas funções como "ecrã circular" e "acesso direto num só passo". A Xiaomi prevê que até ao final do mês o XiaoAi suporte mais de 80 aplicações empresariais e 1.000 funcionalidades.
Por fim, mas não menos importante, é a segurança. Foi reforçada com algoritmos pós-quânticos, encriptação de dados mais robusta e ferramentas avançadas de privacidade, incluindo pesquisa offline disponível mesmo com o dispositivo desligado, gestão detalhada de permissões para restringir o acesso de apps a fotos específicas e conformidade com padrões internacionais de privacidade e proteção de dados.