Xiaomi 14 T Pro: o modelo com MediaTek que promete surpreender o mercado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O Xiaomi 14 T Pro está a iniciar o processo de certificações necessário ao seu lançamento e, como consequência, surgiram as primeiras informações sobre o próximo terminal da marca chinesa.

Ao que tudo indica, o smartphone terá no seu interior um processador MediaTek, mais especificamente, o Dimensity 9300. A confirmar-se a informação, o Xiaomi 14 T Pro vai diferenciar-se dos restantes modelos da série que estão todos equipados com o processador Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm.

Outras especificações esperadas no Xiaomi 14 T Pro

imagem do Xiaomi 13 T Pro
O Xiaomi 13 T Pro, aqui na imagem, chegou ao mercado em setembro do ano passado e o seu sucessor poderá chegar na mesma altura este ano Crédito@Xiaomi

Alguns rumores estão a avançar que o novo terminal Xiaomi pode ser uma versão renomeada do Redmi K70 Ultra, mas não é totalmente garantido que tal vá acontecer.

Para já, espera-se que o modelo, sendo um terminal premium, chegue equipado com um ecrã OLED LTPO que vai fornecer uma resolução de 1,5K e uma taxa de atualização de 120 Hz.

É também apontado que o Xiaomi 14 T Pro integre uma bateria com uma capacidade na faixa dos 5000 mAh com suporte para carregamento rápido de 90 watts.

Algumas fontes sugerem também que a configuração de câmara traseira será liderada por um sensor com 50 megapixéis de resolução. De resto, espera-se que chegue a executar HyperOS, baseado em Android 14.

Plataformas de certificação sugerem lançamento global do Xiaomi 14 T Pro

Além de terem revelado o processador que alimenta o Xiaomi 14 T Pro, as plataformas de certificação acabaram por revelar algo bastante importante. É quase certo que o modelo terá direito a um lançamento global.

Tudo porque no banco de dados IMEI surgem três números de modelo, um para a versão japonesa, outro para a versão global e um terceiro para a variante chinesa.

A título de curiosidade fica a saber que a Xiaomi costuma utilizar nomes de código inspirados em pintores e que este Xiaomi 14 T Pro ficou conhecido como Rothko. A inspiração foi Mark Rothko, um pintor norte-americano conhecido pela sua “pintura de campo colorido”.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt