Xiaomi 13 Ultra é o smartphone que desafia as mirrorless e DSLR

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O lançamento de um novo smartphone topo de gama é sempre ocasião de particular entusiasmo para um auto-proclamado veterano da tecnologia móvel. Sobretudo quando este produto alia uma das marcas que tenho em maior consideração, a Leica. Tal é o caso do novo smartphone Xiaomi 13 Ultra, um embaixador da fotografia móvel que ora ouso detalhar e "pesar" nestas linhas.

Fruto da ambição da fabricante chinesa liderada por Lei Jun em afirmar-se como um paradigma de fotografia, o novo 13 Ultra quer diminuir a barreira entre um smartphone e uma máquina fotográfica (compacta).

Fá-lo com diferentes sensores de imagem e respetivas óticas para nos colocar, no bolso, um autêntico canivete (chinês) pronto a captar qualquer momento importante.

Da união entre a Xiaomi e a Leica nasceu o novo Xiaomi 13 Ultra

Xiaomi 13 Ultra smartphone

À partida temos logo algo de positivo a dizer. O Xiaomi 13 Ultra será vendido também em Portugal, ao contrário do antecessor Xiaomi 12S Ultra que se ficou pelo mercado doméstico.

O preço em Portugal? De momento não é conhecido.

Porém, o Xiaomi 13 Ultra estará à venda a partir do próximo dia 21 de abril, na China. Aí o seu valor começará no equivalente a 796 euros (12 GB / 256 GB), a 862 euros (16 GB / 512 GB) e 986 euros (16 GB / 1 TB).

Estes valores serão praticados na China, pelo que na Europa e sobretudo em Portugal não ficaria surpreendido se aos valores supracitados se somassem 1 000 euros em cada versão.

Poderá a Xiaomi ousar tamanhos preços? Sem dúvida que sim.

Toda a atenção centrada na fotografia e no legado da Leica

smartphone Xiaomi 13 Ultra

Poucas marcas evocam tamanho respeito e autêntica reverência como a alemã Leica. Agora, emprestando algum do seu know how à Xiaomi, temos um módulo traseiro central neste telemóvel, redondo, que agrupa uma multitude de câmaras fotográficas.

Em causa estão as óticas Vario-Summicron 1:1.8-3.0/12-120 ASPH Lens com um total de quatro sensores de imagem. Note-se que todos partilham a mesma resolução de 50 MP, variando contudo os modelos exatos de sensores de imagem Sony.

Temos assim o sensor principal Sony IMX989 de uma polegada, equipado com uma objetiva estabilizada (OIS) equivalente a 23 mm (grande angular), com abertura dupla de f/1,9 e f/4,0 consoante o tipo de fotografia que se queira captar.

As imagens captadas pelo sensor principal agregam a informação de 4 pixeis adjacentes num só. O resultado? Imagens de 12,5 MP, com cada pixel a ter 1.6µm. Em suma, temos um leque realmente excelente de caraterísticas.

Quatro sensores de 50 MP equipam a traseira do Xiaomi 13 Ultra

smartphone Xiaomi 13 Ultra

As três restantes câmaras fotográficas, também com 50 MP de resolução, usam o novo sensor Sony IMX858, algo menor com 1/2.51 polegadas). Importa frisar que as câmaras também têm estabilização ótica da imagem (OIS).

Estas câmaras têm óticas com uma distância focal equivalente a 75 mm (telefoto) com abertura focal de f/1.8, 120 mm (telefoto) com f/3.0 e 12 mm (ultra grande angular) com f/1.8.

Por fim, encontramos na parte frontal uma câmara de 32 MP com abertura focal de f/2.0 para as selfies e vídeo chamadas. Quão cativantes serão os resultados? Essa é efetivamente a questão a que queremos responder logo que possível.

Note-se também que o smartphone é capaz de captar imagens em modo UltraRAW com 50 MP. Na prática, criando ficheiros em formato DNG de 14-bit.

O melhor de tudo? Graças à colaboração com a Adobe temos um perfil especifico para aperfeiçoar as imagens, por exemplo, no Adobe Lightroom. Em suma, temos um leque efetivamente cativante de opções para fotografia.

Snapdagon 8 Gen 2 é o SoC escolhido para o flagship da Xiaomi

Xiaomi 13 Ultra

O smartphone possui o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm e até 16 GB de memória RAM LPDDR5X. O armazenamento vai até aos 1 TB (UFS 4.0), os melhores padrões do mercado, além do sistema de refrigeração Loop LiquidCool da Xiaomi.

Temos também uma bateria com 5 000 mAh de capacidade, com carga rápida a 90 W, ou sem-fios até 50 W. Podemos dar conta do ecrã com 6,73 polegadas, tecnologia AMOLED de resolução 3 200 x 1 440 pixeis e taxa de atualização variável até 120 Hz.

A sua taxa de amostragem é de 240 Hz, para registo ágil do toque, com um brilho máximo anunciado de 2 600 nits em pico. É um absoluto topo de gama construído em metal, vidro e imitação de cabedal, com estética deveras elegante.

Será este o melhor smartphone para fotografia de rua? Muito provavelmente, uma potencial joia que queremos testar na 4gnews.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.