Samsung apresenta nova solução para a tua saúde, o Samsung Health Stack 1.0

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung. anunciou o lançamento do Samsung Health Stack 1.0. Trata-se de um avanço significativo no que toca ao acesso a biomarcadores na investigação digital em cuidados de saúde. O mesmo foi desenvolvido pelos centros de pesquisa e desenvolvimento da Samsung na Coreia do Sul e os Estados Unidos da América.

O Samsung Health Stack é um projeto de código aberto completo que auxilia a investigação digital em cuidados de saúde. Na prática, permitindo aos investigadores desenvolver facilmente aplicações, servidores backend e ferramentas analíticas para dispositivos wearables. Sempre baseados em sistemas operativos Android e Wear OS.

Samsung Health Stack 1.0. é a nova iniciativa da sul-coreana Samsung

Samsung Health Stack 1.0

As inovações em smartphones e wearables têm o potencial de revolucionar a investigação na área da saúde e o desenvolvimento de biomarcadores que têm por base dados. Contudo, a utilização destes dispositivos para a investigação requer frequentemente métricas, aplicações ou serviços específicos de saúde móveis.

Isto exige que os investigadores médicos invistam quantidades significativas de tempo e dinheiro em áreas que podem ser menos conhecidas para eles. Ora, criando obstáculos à expansão da utilização de tecnologias inovadoras.

A Samsung desenvolveu o Samsung Health Stack para ajudar a ultrapassar esses obstáculos.

Visa facilitar a investigação científica na área da saúde

O projeto incluiu uma app SDK1, um portal web e um sistema backend, que torna o desenvolvimento mais simples e permite aos investigadores concentrarem-se na sua investigação.

Os developers podem criar as aplicações necessárias de forma mais rápida e fácil. Isto enquanto os participantes podem estar seguros de que os dados que fornecem estão a ser geridos com máxima segurança.

Ao realizar estudos com recurso a wearables sobre uma condição de diabetes ou hipertensão, o Samsung Health Stack permite aos investigadores simplificar o processo de recolha de dados. Na prática, introduzindo apenas informação relevante no portal.

Samsung Health Stack 1.0

As aplicações desenvolvidas com a App SDK conseguem definir uma maior frequência de comunicação entre investigadores e participantes, o que se traduz em melhores resultados de investigação.

Tornar o processo mais rápido pode permitir aos investigadores assumirem projetos de saúde mais diversos e proativos, ajudando a criar um ambiente onde os utilizadores possam desfrutar de uma vida mais saudável.

Do smartphone ao smartwatch, informações mais precisas e detalhadas

Ao melhorar a usabilidade das funcionalidades de gestão da investigação, o Samsung Health Stack 1.0 permite aos investigadores concentrarem-se mais na própria conceção da investigação. Fornece também vários métodos que asseguram aos participantes informações relevantes para minimizar atrasos.

A documentação fornecida aos promotores foi também significativamente melhorada para facilitar a construção dos sistemas de investigação.

Embora ainda esteja numa fase piloto enquanto projeto de código aberto, muitas empresas ligadas à área da saúde estão a considerar a utilização do Samsung Health Stack. Startups como a SALTED3 e a All Round Doctors4 que estão a recolher dados para fins de investigação e consideraram a utilização desses dados para desenvolver serviços de saúde.

Por fim, espera-se que o Samsung Health Stack venha a ser utilizado em várias outras áreas no futuro.

Samsung Electronics Unveils Samsung Health Stack 1.0https://t.co/FUa00nQUoH

— Samsung Electronics (@Samsung) 18 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.