Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Projetor Xgimi Halo+ review: leva o cinema para todo o lado

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 9 min.

Para quem quer versatilidade na sua sala de cinema caseira ou em movimento, um televisor pode não ser a melhor opção. É aí que surgem os projetores portáteis na equação, como o Xgimi Halo+.

É um projetor portátil equipado com Android TV que podes literalmente levar para todo o lado, já que conta com bateria. Testei-o ao longo das últimas semanas, e neste artigo conto-te a minha opinião sobre este projetor que podes literalmente levar debaixo do braço para onde quiseres.

Quantos de nós não quisemos já ter um ecrã maior que o da nossa Smart TV? É para essa necessidade que surgem produtos como este Xgimi Halo+, que te permite usufruir dos teus conteúdos em Full HD entre 60 a 120 polegadas, por um preço cifrado nos 849 €. Vamos conhecê-lo melhor?

XGMI HALO PLUS

Principais características do Xgimi Halo+

  • Imagem com resolução de 1080p
  • Brilho de 900 ANSI lumes
  • Focagem automática
  • Correção de distorção trapezoidal
  • Bateria de 59.454Wh com 2 horas e meia de autonomia
  • Adaptação de ecrã inteligente
  • Altifalantes Harman Kardon de 10 W
  • Dolby Audio

O que encontras na caixa do Xgimi Halo+

  • Projetor
  • Adaptador de corrente
  • Comando
  • Manual de instruções

XGMI HALO PLUS

Primeiras impressões sobre o Xgimi Halo+

A qualidade de construção deste projetor é claramente acima da média. Como podes notar pelas imagens, temos desde início a sensação de que se trata de um produto bem construído, e que vai ficar muito bem em qualquer divisão que o coloques.

Além da saída para ventilação, na parte de trás tens o botão de ligar/desligar, uma entrada USB 2.0, uma entrada HDMI, entrada para jack 3,5 mm e entrada para corrente. Na parte frontal encontras a lente que vai transmitir o teu conteúdo, e também um pequeno sensor ao fundo, que serve para a correção de distorção automática.

xgimi halo plus

Na parte de baixo temos uma cobertura em borracha, para que assente bem em qualquer superfície que o coloque. Tem um suporte para que o possas elevar um pouco, e também a entrada para o podes acoplar num tripé, por exemplo.

Na lateral temos o símbolo da Harman Kardon, que nos indica que o som deste ‘menino’ é de qualidade (e assim acaba por se comprovar). No seu interior estão dois altifalantes de 5 W, para um total de 10 W. Na zona superior encontras uma luz Led, e controlos táteis para volume ou para pausares o teu conteúdo no próprio projetor.

xgimi halo plus

Uma palvra para o comando que é o esperamos de uma experiência com Android TV. Tem uma pega bastante confortável, e todos os botões necessários para operares o projetor com o maior dos confortos.

xgimi halo plus

Android TV

Um dos destaques deste projetor é o facto de chegar com Android TV instalado, baseado no Android 10. É uma experiência que bem conhecemos, e que se revela bastante rápida e responsiva. Para tal também contribuem os seus 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno.

Com a Play Store instalada, significa que podes instalar qualquer serviço de streaming ou jogo compatível com este projetor. O único que não consegues instalar a partir da Play Store é a Netflix, mas na caixa encontras instruções de como o fazer sem quaisquer problemas.

Sabe mais sobre o Xgimi Halo+ no site oficial

xgimi halo plus

Como podes ver na imagem acima, consegui instalar tanto a Netflix, como a HBO ou a Vodafone TV sem qualquer problemas. O mesmo se passou com serviços como a Eleven, F1 TV ou o YouTube, sempre sem problemas.

A inteligência do projetor

Como pude comprovar pela minha experiência, este é projetor que não tens necessariamente de usar de frente para a parede se não puderes. É que este conta com alinhamento inteligente de ecrã e correção de distorção trapezoidal, que basicamente te permite usá-lo por exemplo numa mesa de cabeceira e ainda assim ter a imagem como se este esteve situado atrás da cama, por exemplo.

xgimi halo plus

xgimi halo plus

Além disso, este também pode evitar os objetos de forma inteligente. Vamos imaginar que há uma tomada a obstruir a parte de trás do teu conteúdo. Este evita automaticamente essa tomada, percebendo que esse iria ser ruído no teu conteúdo.

xgimi halo plus

Como seria de esperar, este também conta com uma focagem automática bastante precisa. E caso aches que precisas de a modificar manualmente, existe um botão no fundo do comando que basicamente te permite alternar entre os comandos de volume e de focagem facilmente.

xgimi halo plus

Todas estas personalizações, encontram-se à tua disposição nas definições do projetor. De realçar que tem certificação Widevine L1, para poderes desfrutar de Netflix, Disney+, HBO Max ou Amazon Prime Video em resolução Full HD.

Qualidade de imagem e brilho

Este é um dos pergaminhos do Xgimi Halo+. Pelo seu preço, oferece uma boa qualidade de imagem de 1080 FHD, como podes comprovar pelas imagens partilhadas. Isto torna-o adequado para as tuas sessões de cinema, ou para ver aquele jogo de futebol com amigos. Não podia faltar o suporte para HDR 10 e MEMC.

xgimi halo plus

Posso dizer-te que já o usei em ambos os cenários, e em ambos fiquei bastante agradado. Como é portátil, consigo facilmente levá-lo da sala para o quarto, e vice-versa, para assistir aos meus conteúdos favoritos. Seja uma partida da Liga das Campeões, ou mais um episódio de The Last Of Us na HBO Max.

xgimi halo plus

Este tem uma taxa de projeção de 1.2:1, para adicionar flexibilidade. Usando-o de frente para a parede, podes variar entre as 60 polegadas, a uma distância de 1,59 metros, e as 120 polegadas, a uma distância de 3,91 metros. Obviamente que vais poder reproduzir conteúdo em 4K sem problemas, mas este vai fazer a devida adaptação para a sua resolução máxima Full HD.

netflix

Tudo isto é acompanhado por um brilho de 900 ANSI lumens. Este é mais do que suficiente para assistires a conteúdo em salas mais escuras, que convenhamos é onde vais querer usar este projetor. Se quiseres usá-lo em sítios com muita luz, a Xgimi tem outras opções que podem ser mais adequadas.

xgimi halo plus

Áudio de qualidade Harman Kardon

De um projetor não se espera que a qualidade de áudio seja algo deslumbrante. Mas tendo em conta que os altifalantes de 10 W (5 W + 5 W) deste projetor foram desenvolvidos pela Harman Kardon, podes esperar uma muito boa qualidade de áudio para o tamanho do projetor.

É claro que não podes esperar uma experiência imersiva, que só te vai ser providenciada por um sistema de som à séria. Mas para um projetor portátil, o áudio deste Xgimi Halo+ não só não te deixa na mão, como é realmente muito bom.

xgimi halo plus

Possibilidade de ligar armazenamento externo ou uma box

Como se nota pela existência da porta HDMI na traseira do projetor, este permite que lhe possas dar asas. Se não estiveres satisfeito a usar apenas este Android TV, podes ligar-lhe a tua box da operadora, uma box Android, um Chromecast ou uma Amazon Fire Stick, por exemplo. Escusado será dizer que tem a função de Chromecast embutida.

Esta porta HDMI também te abre espaço para ligares uma consola, como a tua Nintendo Switch, PS5 ou Xbox Series. É perfeitamente capaz de te dar uma experiência gaming mais imersiva que a tua típica Smart TV.

xgimi halo plus

Com recurso à porta USB 2.0, também possível ligares uma pen USB ou um disco externo onde tenhas conteúdo. Assim podes ver facilmente a tua biblioteca de filmes que possas ter nesse disco externo, ou ver as fotografias de família.

De realçar que a ventoinha se revela bastante silenciosa. Isto significa que podemos desfrutar dos nossos conteúdos sem ruído, enquanto que o projetor se mantém fresco e em pleno funcionamento.

xgimi halo plus

A questão de portabilidade

Este é “o” ponto forte deste projetor. Como tem uma bateria embutida de 59.454Wh com autonomia para duas horas e meia, torna-se o melhor amigo para aqueles que desejam portabilidade.

Vamos imaginar que vais de férias e queres reproduzir conteúdo em qualquer lado - ele está lá para ti. Queres andar facilmente com ele pela casa, ou até levá-lo para o jardim para umas sessões de cinema de verão à noite - ele está lá para ti.

E ver aquele jogo de futebol com amigos numa bela noite enquanto fazem um churrasco? As duas horas e meia de bateria revelam-se mais que suficientes para que tenhas uma boa experiência.

xgimi halo plus

Conclusão

Por isso, se estás à procura de um projetor portátil, tanto no tamanho como na funcionalidade, este Xgimi Halo+ pode ser o projetor certo para ti. É leve, a sua ventoinha mal se sente e tem autonomia para duas horas e meia fora da corrente.

A tudo isto junta-se uma interface que bem conhecemos: Android TV, para poderes instalar as tuas apps de streaming preferidas. E esquece quem te diz que não podes instalar aqui a Netflix, pois o processo é bastante simples.

Com a calibração trapezoidal automática, focagem automática ou desvio de obstáculos, tens aqui um projetor que qualquer pessoa vai conseguir usar. E embora tenhas uma melhor experiência quando este está de frente para a parede ou tela, pode estar ligeiramente de lado, que ele adapta-se.

xgimi halo plus

Como referido, a resolução Full HD é uma que suficiente para a reprodução de conteúdos de streaming, jogos ou para ver a tua partida de futebol. Mas se quiseres ir mais além (no 4K, por exemplo), a Xgimi tem outras alternativas.

Para ambientes com pouca luz, os 900 ANSI lumens providenciados por este projetor, vão ser mais que suficientes. Se pretendes usar luz ambiente, aconselho-te a procurar outras opções. E há que dizer que o áudio desenvolvido pela Harman Kardon deste projetor é realmente muito bom.

Entre a portabilidade, o Android TV, a qualidade de áudio e a fácil utilização em qualquer cenário, este é um projetor portátil muito completo. Se tens cerca de 849 € para gastar e procuras um projetor deste género, o Xgimi Halo+ é provavelmente a opção a seguir.

Sabe mais sobre o Xgimi Halo+ no site oficial

xgimi

Pontos fortes do Xgimi Halo+

  • Usa-o em qualquer lado graças à autonomia de bateria de 2 horas e meia
  • Fácil utilização através da interface Android TV
  • Adapta-se facilmente a qualquer parede e evita obstáculos
  • Som Harman Kardon de boa qualidade para o tamanho
  • Qualidade de imagem Full HD e certificação Widevine Nível 1

Pontos a melhorar do Xgimi Halo+

  • Não é o ideal para espaços com muita luz

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.