Xiaomi 13 e MIUI 14 podem ter já data de lançamento

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda que muitos rumores apontem para que o Xiaomi 13 e a MIUI 14 cheguem ainda durante este mês, parece que a marca chinesa tem outros planos.

De acordo com uma publicação na rede social Twitter, a série de topo de smartphones e a nova interface Xiaomi vão ser lançados no primeiro dia de dezembro.

Xiaomi 13 e MIUI 14 com chegada prevista a 1 de dezembro

Xiaomi 12 Pro
A série Xiaomi 12 Pro foi apresentada a 28 de dezembro de 2021 Crédito@Xiaomi

A maior parte dos rumores até agora divulgados apontam para que a Xiaomi lance, no mercado chinês, a sua nova série de smartphones de topo e interface MIUI ainda durante o mês de novembro.

Mas hoje, o leaker Kartikey Singh publicou na rede social Twitter uma nova data para o lançamento da marca chinesa que, além de diferente, é também muito específica. O leaker afirma que a Xiaomi vai apresentar duas das novidades mais importantes do seu portefólio no dia 1 de dezembro.

A confirmar-se a nova informação, apesar de ser numa data anterior à que lançou a série antecessora – Xiaomi 12 foi lançado a 28 de dezembro – não é tão cedo como algumas fontes avançavam que seria.

MIUI 14: uma alteração importante e os smartphones elegíveis para a nova interface

Todas as marcas de smartphones incluem anúncios nas suas interfaces e a Xiaomi não é exceção a esta regra. Esta é uma forma de a marca chinesa manter o preço acessível dos seus smartphones, visto que obtém receita destes espaços comerciais.

Mas, muito em breve, tudo pode mudar. De acordo com vários rumores, a Xiaomi está a equacionar eliminar os anúncios da sua próxima interface MIUI 14, numa tentativa de trazer novos utilizadores para o seu ecossistema.

No entanto, parece que a Xiaomi não se vai limitar à remoção de anúncios, seguindo também para a eliminação de bloatware e redução de aplicações pré-instaladas. Vendo o exemplo do Xiaomi 12, é possível que também os novos modelos tenham apenas sete aplicações instaladas de fábricas que incluem já a Galeria, Câmara e Telefone.

Há também já candidatos para receber em primeiro lugar a nova interface MIUI 14 e esses modelos estão já incluídos na fase de beta privada que está a acontecer na China.

Como não podia deixar de ser, tratam-se de os modelos mais avançados do portefólio da marca. Então, além da nova série Xiaomi 13 (modelo base e Pro), serão também elegíveis os seguintes terminais:

  • Xiaomi 12T Pro
  • Xiaomi 12S
  • Xiaomi 12S Pro
  • Xiaomi 12S Ultra
  • Redmi 50
  • Redmi K50 Pro
  • Redmi K50 Ultra

Nas próximas semanas, teremos com certeza mais informações sobre a nova interface MIUI 14, mais revelações sobre a série Xiaomi 13 e a certeza de uma data para a apresentação destas duas importantes novidades da marca chinesa.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt