Depois da apresentação do chip Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, espera-se uma vaga de lançamentos de novos smartphones premium.
A Xiaomi, ao que tudo indica, prepara-se para ser uma das primeiras a fazer chegar ao mercado uma nova série com este processador, Xiaomi 13, que traz consigo mais especificações de topo.
Xiaomi 13 detetado em novo site de certificação aponta lançamento iminente
A Qualcomm acaba de oficializar o novo processador de última geração Snapdragon 8 Gen 2. Como habitualmente anunciou algumas das marcas que vão adotar este chip em smartphones premium. Sem surpresa, a Xiaomi foi confirmada e a nova série Xiaomi 13 foi detetada em outro site de certificações que indica que o lançamento estará iminente.
Mas, se quiser ser a primeira a colocar no mercado um smartphone Snapdragon 8 Gen 2, a Xiaomi terá de apressar-se. É que, entretanto, a Vivo já confirmou que o X90 Pro+ terá este chip Qualcomm e será apresentado na próxima terça-feira, dia 22 de novembro.
Também a Motorola está avançada nesta corrida com a sua nova série X40 com lançamento previsto para breve.
No entanto, a única marca que tem já data marcada para uma conferência revelação é a Vivo. É possível que nos próximos dias, tanto a Xiaomi como a Motorola comecem também a promover nas redes sociais os seus novos modelos de topo e que, inclusive, reservem uma data no calendário para as suas apresentações.
Nesse sentido, a segunda metade do mês de novembro promete ser “quente” em lançamentos de novos smartphones de topo. Pelo menos, para o mercado chinês que será onde estes novos modelos da Xiaomi, Motorola e Vivo vão ficar disponíveis para compra até ao final de 2022. A Europa, provavelmente, só irá receber no novo chip no início de 2023.
Especificações esperadas no Xiaomi 13
Mas não é só o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm que fará parte de uma lista de especificações que, ao que tudo indica, será de topo.
Segundo os rumores divulgados até ao momento, o Xiaomi 13 deverá contar com de até 12 GB de memória RAM e chega a executar a nova interface MIUI 14, baseada no sistema operativo Android 13.
Irá também integrar um ecrã de 6,7 polegadas com resolução 2K e tecnologia LTPO, o que significa que vai ter uma taxa de atualização variável espera-se que entre 1 e 120 Hz. Será alimentado por uma bateria robusta de 4.800 mAh com suporte para carregamento rápido de 120 watts.
De resto, vai contar com uma configuração de câmara tripla com o sensor primário Sony IMX989 de uma polegada e 50 megapixéis mais um sensor ultra grande angular e um sensor telefoto, ambos igualmente com uma resolução de 50 megapixéis.
Editores 4gnews recomendam: