Xiaomi 13 com lançamento iminente e algumas especificações de topo reveladas

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Depois da apresentação do chip Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, espera-se uma vaga de lançamentos de novos smartphones premium.

A Xiaomi, ao que tudo indica, prepara-se para ser uma das primeiras a fazer chegar ao mercado uma nova série com este processador, Xiaomi 13, que traz consigo mais especificações de topo.

Xiaomi 13 detetado em novo site de certificação aponta lançamento iminente

Xiaomi 12 Pro
A nova série Xiaomi 13 irá incluir, para já, o modelo base e o Xiaomi 13 Pro Crédito@Xiaomi

A Qualcomm acaba de oficializar o novo processador de última geração Snapdragon 8 Gen 2. Como habitualmente anunciou algumas das marcas que vão adotar este chip em smartphones premium. Sem surpresa, a Xiaomi foi confirmada e a nova série Xiaomi 13 foi detetada em outro site de certificações que indica que o lançamento estará iminente.

Mas, se quiser ser a primeira a colocar no mercado um smartphone Snapdragon 8 Gen 2, a Xiaomi terá de apressar-se. É que, entretanto, a Vivo já confirmou que o X90 Pro+ terá este chip Qualcomm e será apresentado na próxima terça-feira, dia 22 de novembro.

Também a Motorola está avançada nesta corrida com a sua nova série X40 com lançamento previsto para breve.

No entanto, a única marca que tem já data marcada para uma conferência revelação é a Vivo. É possível que nos próximos dias, tanto a Xiaomi como a Motorola comecem também a promover nas redes sociais os seus novos modelos de topo e que, inclusive, reservem uma data no calendário para as suas apresentações.

Nesse sentido, a segunda metade do mês de novembro promete ser “quente” em lançamentos de novos smartphones de topo. Pelo menos, para o mercado chinês que será onde estes novos modelos da Xiaomi, Motorola e Vivo vão ficar disponíveis para compra até ao final de 2022. A Europa, provavelmente, só irá receber no novo chip no início de 2023.

Especificações esperadas no Xiaomi 13

Mas não é só o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm que fará parte de uma lista de especificações que, ao que tudo indica, será de topo.

Segundo os rumores divulgados até ao momento, o Xiaomi 13 deverá contar com de até 12 GB de memória RAM e chega a executar a nova interface MIUI 14, baseada no sistema operativo Android 13.

Irá também integrar um ecrã de 6,7 polegadas com resolução 2K e tecnologia LTPO, o que significa que vai ter uma taxa de atualização variável espera-se que entre 1 e 120 Hz. Será alimentado por uma bateria robusta de 4.800 mAh com suporte para carregamento rápido de 120 watts.

De resto, vai contar com uma configuração de câmara tripla com o sensor primário Sony IMX989 de uma polegada e 50 megapixéis mais um sensor ultra grande angular e um sensor telefoto, ambos igualmente com uma resolução de 50 megapixéis.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt