OnePlus 11 quer ser o 1.º smartphone com o Snapdragon 8 Gen 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Qualcomm apresentou oficialmente o novo processador topo de gama Snapdragon 8 Gen 2 durante a madrugada e as primeiras confirmações das fabricantes já começaram a chegar. Com efeito, ficamos agora a saber que a OnePlus será uma das primeiras a colocar o novo chipset nas mãos dos consumidores com o seu próximo smartphone OnePlus 11.

Este novo chipset com tecnologia de ponta é atualmente produzido em massa de modo a chegar às principais OEM's, as fabricantes de smartphones, a tempo do ano novo.

Assim sendo, podemos ter um OnePlus 11 a chegar em janeiro já com este processador para dispositivos móveis.

OnePlus já veio a público confirmar utilização do Snapdagon 8 Gen 2

OnePlus Snapdragon 8 Gen 2

Tal como o nome sugere, o OnePlus 11 será o sucessor do OnePlus 10 e respetiva gama. De igual modo, vemos no Snapdragon 8 Gen 2 o sucessor natural do chip Snapdragon 8 Gen 1 apresentado em 2021.

Mais ainda, teremos os primeiros smartphones a empregar o novo SoC até ao final do ano, com várias outras fabricantes a divulgarem intenções similares nas próximas horas.

Acima temos o poster divulgado pela própria OnePlus garantindo que o OnePlus 11, o seu próximo topo de gama, utilizará este componente recém-anunciado. Mais ainda, empregará um dos primeiros lotes deste processador, além de prometer mais novidades para a sua gama de produtos.

O que esperar do smartphone OnePlus 11? Bastante!

Oneplus 11 will be one of the first phones powered by the Snapdragon 8 Gen 2Other specs include a new 50mp main camera, LTPO Display & 5000mah battery pic.twitter.com/TwBYkv2nQg

— Anthony (@TheGalox_) 16 de novembro de 2022

Com base nas fugas de informação do modelo OnePlus 11-PBH110, contamos com um ecrã LTPO OLED de 6,7 polegadas de diagonal com alta taxa de atualização até 120 Hz. Terá também margens curvas e estrutura em metal.

O telefone terá o leitor de impressões digitais embutido no ecrã, para além de uma bateria de 5 000 mAh de capacidade com carregamento rápido até 100 W. Terá também uma nova câmara tripla de 50 MP + 48 MP + 32 MP na traseira.

Vamos conhecer melhor o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm

We know, it’s mind blowing that one tiny mobile platform could fit all of these powerful technologies and features — but providing you the ultimate connected experience is kind of our whole thing. Learn more about the #Snapdragon 8 Gen 2 Mobile Platform: https://t.co/51zEQ15MHK

— Snapdragon (@Snapdragon) 16 de novembro de 2022

No que lhe concerne, o novo processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm é um colosso em potencial. Temos 8 núcleos de processamento agrupados na seguinte configuração:

  • 1 x Kryo Prime Cortex-X3 da ARM a 3,2 GHz
  • 4 x 2,8 GHz
  • 3 x 2,0 GHz

Temos assim um núcleo prime para desempenho de pico, apoiado por quatro núcleos de alto desempenho. Por fim, para as tarefas simples temos 3 núcleos energeticamente eficientes para as tarefas mais simples.

Segundo a Qualcomm, o desempenho do CPU está 35% superior face à geração anterior e, o melhor de tudo, até 40% mais energeticamente eficiente. Ou seja, podemos contar com melhor autonomia de bateria nos próximos smartphones Android.

Por fim, contamos com a apresentação oficial do OnePlus 11 no início de janeiro de 2023, ainda que a fabricante não tenha anunciado oficialmente a data do evento.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.