Xiaomi 13 chega a 1 de dezembro para enfrentar os iPhone 14 da Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Xiaomi é atualmente a terceira maior marca de smartphones em Portugal, atrás apenas da Samsung e Apple. O seu crescimento, notória, coloca-a também no terceiro lugar global e, muito em breve, temos uma nova geração de smartphones a conhecer, os Xiaomi 13, bem como outros gadgets de topo.

Segundo a própria marca, é já na próxima quinta-feira, 1 de dezembro, que os smartphones Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro serão apresentados oficialmente. Ambos quererão bater-se com os melhores telemóveis iOS do mercado, os Apple iPhone 14. Para tal, os novos smartphones da empresa liderada por Lei Jun trarão estes argumentos de peso.

Caraterísticas topo de gama para fazer frente aos Apple iPhone 14

Xiaomi 13 smartphone iPhone 14 modelo

A 1 de dezembro ficaremos a conhecer a nova gama de smartphones Xiaomi 13. Importa frisar, porém, que a sua chegada à Europa não deve acontecer em 2022, mas sim durante o 1.º trimestre de 2023, tal como nas gerações passadas.

Não obstante, esta quinta-feira teremos os contornos gerais do telemóvel, bem como todas as suas especificações técnicas, principais trunfos e estratégia da marca. Ao que tudo indica, os Xiaomi 13 querem afirmar-se perante os Apple iPhone 14.

Primeiro benchmarks revelam um cenário promissor para o smartphone Xiaomi 13

Xiaomi 13 smartphone iPhone 14 modelo

O gráfico acima, divulgado pela marca, mostra-nos algumas das métricas já divulgadas pela fabricante, neste caso a sua bateria e respetiva duração. Ao que tudo indica, a Xiaomi terá uma célula energética para 1,37 dias, superando até o Apple iPhone 14 Pro Max.

Note-se que de momento os iPhone Max, com maior capacidade de bateria, são tidos como os smartphones com melhor autonomia no mercado. Portanto, ver a Xiaomi a superar esta métrica será extremamente positivo para o utilizador final.

Mais ainda, os smartphones deverão continuar acessíveis e poderosos, um combo que muita alegria tem trazido à própria Xiaomi. Teremos, assim, vários elementos de hardware reforçados, com o principal a ser o processador Snapdragon 8 Gen 2, o novo flagship da Qualcomm.

Sabemos, assim, que o modelo de smartphone Xiaomi 13 trará, para competir com o iPhone 14, os seguintes trunfos em seguida elencados:

1. Processador Snapdragon Gen 1 da Qualcomm

Xiaomi 13 smartphone iPhone 14 modelo

Sem surpresa neste aspeto, uma vez que ambas as marcas já haviam dado a conhecer a sua parceria. Ou seja, para ambos os modelos de smartphone Xiaomi 13 encontraremos um dos mais poderosos processadores para dispositivos móveis no mercado.

2. Armazenamento mais rápido em leitura / escrita com UFS 4.0

Xiaomi 13 smartphone iPhone 14 modelo

Isto significa um forte aumento da potência dos smartphone Xiaomi, algo divulgado pela própria marca através da rede social chinesa Weibo. Note-se que além do SoC de nova geração teremos também o mais rápido padrão de memória interna - UFS 4.0.

As melhorias estendem-se não só ao armazenamento interno, mas também ao tipo de memória RAM utilizada, não só a sua quantidade. Teremos assim melhores velocidades de leitura e escrita tanto para a RAM, mas sobretudo para a ROM.

3. Acabamento em cabedal para o modelo Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro

Xiaomi 13 smartphone iPhone 14 modelo

Em terceiro lugar, como forma de se diferenciar face aos Apple iPhone 14, os telemóveis Xiaomi 13 trarão o cabedal como nova opção de acabamento. Desse modo, os utilizadores terão uma nova forma de personalizar os seus dispositivos móveis.

Note-se que este será um couro sintético, possivelmente disponível em vários esquemas de cor. Este couro sintético promete também ser mais resistente ao desgaste, mais fácil de limpar e com menor perda de cor.

4. Melhor gestão térmica para desempenho em Jogos

Xiaomi 13 smartphone iPhone 14 modelo

O smartphone Xiaomi 13 e respetivo processador prometem entregar até 60 fps nos jogos exigentes sem aumentar em demasia a sua temperatura. Aliás, de acordo com as imagens, vemos a promessa dos 43.º C durante sessões de jogo.

Portanto, para quem gostar de jogar este modelo de smartphone pode ser uma boa aposta, mostrando-se de momento bastante promissor.

5. À prova de água com certificação IP68

Xiaomi 13 smartphone iPhone 14 modelo

Os smartphones Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro trarão certificação IP68 que lhes garante a resistência à água e ao pó. Esta será uma das maiores novidades para a geração de smartphones topo de gama da fabricante chinesa, em muito melhorando a sua durabilidade.

Note-se que este tem sido um dos recursos mais pedidos pelos utilizadores, chegando agora, no final de 2022, para a próxima geração de topos de gama da tecnológica chinesa.

6. Moldura fina e margens simétricas nos modelos Xiaomi 13

Xiaomi 13 smartphone iPhone 14 modelo

Por fim, ambos os smartphones serão construídos em metal e vidro. Sabemos também, com base em relatos prévios e divulgações pela própria marca, que as margens do ecrã serão menores para esta nova gama.

O melhor de tudo? Contamos com margens simétricas pelo menos no modelo base. Sabemos, contudo, que o queixo o telefone terá mais alguns milímetros de espessura que as demais três margens. Porém, o seu aspeto deve apresentar-se como simétrico e revelador de uma redobrada atenção ao detalhe e estética geral do produto.

Teremos uma câmara frontal punch-hole a perfurar o painel principal, AMOLED com resolução Quad-HD+ e alta taxa de atualização até 120 Hz. Para além disso, o ecrã terá 6,2 polegadas no modelo base e cerca de 6,7 polegadas no modelo Xiaomi 13 Pro.

Por fim, contamos também com o lançamento do relógio ou smartwatch Xiaomi Watch S2, bem como dos auriculares Buds 4. Todos estes produtos serão lançados primeiramente na China e terão distribuição global no início de 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.