Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi 12T e 12T Pro: primeiras impressões à nova 'T Series' para 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A Xiaomi deu a conhecer a nova gama de smartphones Xiaomi 12T no coração industrial da Alemanha. Fê-lo no icónico BMW Welt, em Munique, na Baviera. Aí, já com os veículos elétricos no horizonte, a tecnológica revelou dois promissores smartphones Android.

Em simultâneo, ficamos também a conhecer um rico portefólio de novos produtos para o lar, todos eles conectáveis e controláveis com o nosso smartphone. Porém, centremos a nossa atenção agora na nova "T Series", os telefones de gama alta para a segunda metade do ano, mantendo a primazia na relação qualidade / preço.

O que é a "T Series" e como se apresenta no mercado mobile em 2022

Xiaomi 12T Pro

Em retrospetiva, a gama "T Series" apresentava-se como opção de gama média / alta, ou quase topo de gama. Competia, por exemplo, com os Samsung Galaxy S21 FE, mas está agora aprimorada e mais próxima de merecer o título de flagship.

Em 2021, por exemplo, tivemos a "T Series" a estrear o carregamento (super) rápido a 120 W no modelo 11T Pro. Esta caraterística definiria a gama Xiaomi 12, no respetivo modelo Pro. Agora, para 2022, está presente em ambos os modelos Xiaomi 12T.

Smartphone Xiaomi 12T PRO

Ecrã: 6.67" OLED Full-HD+
Câmara: Tripla de 200 MP
Sound By harman/kardon
Carregamento: 120 W
Processador: Snapdragon 8+ Gen 1
Sistema operativo: Android 12
Memória: 12 GB + 256 GB

Oferta: Redmi Pad (128 GB)

O melhor destes dispositivos oferece até uma excelente "prenda" na compra durante o período de lançamento. Refiro-me aqui à oferta do tablet Redmi Pad. É um excelente bundle perante os preços praticados, em média, no mercado nacional.

Em suma, temos um smartphone com o melhor processador do mercado para smartphones Android, ecrã AMOLED, 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento e bateria de 5 000 mAh com carga super rápida. O melhor de tudo? A oferta de um tablet igualmente promissor, já disponível nas lojas Xiaomi Portugal.

Processador topo de gama da Qualcomm no Xiaomi 12T Pro

Xiaomi 12T Pro

O Xiaomi 12T Pro está equipado com o processador Snapdragon líder de mercado, com 4 nm, o chipset Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm. À data de redação deste artigo, é o melhor processador para dispositivos móveis Android.

Naturalmente, nas primeiras impressões não conseguimos correr benchmarks, ou usar aplicações mais pesadas, nem com o tempo suficiente para apurar possíveis diminuições de desempenho. Porém, ambos os telefones aparentaram ser muito rápidos.

O Xiaomi 12T opta pelo processador MediaTek Dimensity 8100-Ultra

Xiaomi 12T

O Xiaomi 12T está equipado com o chipset de gama alta da MediaTek – o MediaTek Dimensity 8100-Ultra, com 5 nm. Acima deste modelo temos apenas o Dimensity 9000+ da MediaTek.

Este é um chip totalmente atualizado com uma estrutura totalmente nova de GPU que aumenta o desempenho e eficiência energética até 30% em comparação com o seu antecessor.

Xiaomi 12T

Dito isto, durante o curto período em que tivemos os smartphones Android, ambos pareceram igualmente rápidos nas simples interações com o ecrã, menus e algumas pastas dentro do telefone. Um teste, convencional, tirará as nossas dúvidas.

A Xiaomi optou por lançar dois modelos com uma diferença de preços significativa (649,99 € vs 849,99 €). As diferenças residem no modelo de processador utilizado e no sensor primário da câmara fotográfica (200 MP vs 108 MP).

Xiaomi 12T

A construção e design de ambos os smartphones é muito idêntica, não só entre si, mas também com a geração do ano passado. Isto é uma pura constatação de facto, não um juízo de valor. O melhor de tudo? Ambos são construídos em vidro de toque suave.

Importa também frisar que o painel de vidro na traseira tem acabamento fosco, pelo que as impressões digitais não ficam facilmente marcadas, um aspeto positivo.

A câmara de 200 MP é uma promessa com grande potencial no 12T Pro

Xiaomi 12T

Este sensor Samsung HP1, também será usado nos Galaxy S23, e promete muito. Porém, resta saber se consegue entregar tudo a que se propõe com a ampliação e zoom digital de novo nível de qualidade que a marca anunciou.

Xiaomi 12T

Seguramente o maior destaque, além do processador, esta câmara pode vender, ou atenuar, o entusiasmo com o produto. Temos câmaras similares às do ano passado no modelo 12T, mas nesta versão Pro a "feature" em destaque é o novo sensor de 200 MP.

Xiaomi 12T

O utilizador poderá notar que o módulo de câmara no Xiaomi 12T Pro é mais saliente que o do 12T. Isto vem evidenciar as verdadeiras dimensões do novo sensor, um dos maiores em qualquer smartphone atualmente no mercado.

Xiaomi 12T

Mais uma vez, nestes dois modelos, com uma diferença significativa de preços, temos um mesmo ecrã e bateria partilhados entre si. As primeiras impressões que tivemos de ambos os produtos foram muito boas, mas no Xiaomi 12T a relação qualidade / preço aparenta ser superior.

Ambos com carregamento (mesmo) rápido a 120 W e baterias de 5 000 mAh

Xiaomi 12T

O que quer isto dizer? O utilizador precisa de uns meros quinze minutos para carregar totalmente a bateria e isto representa um acréscimo na comodidade. Em simultâneo, a marca colocou a ênfase na certificação TUV Rheinland e nas várias features de segurança para a bateria.

Smartphone Xiaomi 12T

Ecrã: 6.67" OLED Full-HD+
Câmara: Tripla de 108 MP
Sound By harman/kardon
Carregamento: 120 W
Processador: MediaTek Dimensity 8100 - Ultra
Sistema operativo: Android 12
Memória: 8 GB + 256 GB

Oferta: Redmi Watch 2 Lite

Em suma, temos dois smartphones extremamente competentes a chegar agora ao mercado. A 4gnews está a testar os novos smartphones e, atempadamente, publicará as suas conclusões.

Não obstante, a relação qualidade / preço imediata de ambos os smartphones, pese embora o aumento de preços praticado em 2022, vem colocar os novos "T Series" na ribalta.

O melhor de tudo? As promoções e ofertas durante o período de lançamento na Xiaomi Store.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.