Xiaomi 12S e Xiaomi 12S Pro: eis as principais especificações técnicas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi estará a trabalhar na próxima geração de smartphones Android topo de gama a chegar em 2022, provavelmente durante o mês de setembro. Com efeito, de acordo com os rumores teremos os novos Xiaomi 12S e Xiaomi 12S Pro a chegar ao mercado durante a segunda metade do ano.

Entretanto, as fugas de informação começam a trazer-nos as principais especificações técnicas dos dispositivos móveis. Tal é o caso das informações avançadas pelo leaker Digital Chat Station através da rede social chinesa Weibo. Recordamos que esta é uma das fontes mais prolíferas da atualidade, com ótimo histórico de fiabilidade.

Os smartphones Xiaomi 12S e 12S Pro devem chegar em setembro de 2022

Xiaomi 12S Pro

Segundo o testemunho avançado na Weibo, teremos ecrãs mais compactos, ou de menores dimensões na nova gama de telemóveis Xiaomi. Um destes modelos terá arestas ou margens do ecrã curvas e oferecerá uma resolução Full-HD+ a 120 Hz (taxa de atualização), com tecnologia AMOLED e perfuração do ecrã, ao centro, para a câmara fotográfica frontal.

Ao que tudo indica estes serão os traços gerais do smartphone base, o Xiaomi 12S, o mais barato e mais compacto de ambos. Além disso, a câmara fotográfica principal do Xiaomi 12S será composta por um sensor principal de 50 MP. Todavia, desconhecemos as caraterísticas das demais câmaras auxiliares, ainda que a fotografia seja um dos vetores de inovação da marca.

A gama Xiaomi 12S já obteve uma das primeiras certificações necessárias

Xiaomi 12 Ultra, Xiaomi 12s & Xiaomi 12s Pro Received Radio Approval Of MIIT Certification.- #Xiaomi12Ultra (2203121C)- #Xiaomi12s (2206123SC)- #Xiaomi12sPro ( 2206122SC)Will Launch Next Month. pic.twitter.com/Bz9qAsgWlW

— Tech Master (@Tech_Master18) 17 de maio de 2022

Por outro lado, o telemóvel de maiores dimensões, o Xiaomi 12S Pro terá um ecrã de resolução 2K ou Quad-HD+. Em ambos os casos os novos telemóveis Xiaomi também deverão usar o próximo processador topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 1 Plus, uma versão ainda por apresentar e ligeiramente otimizada do atual Snapdragon 8 Gen 1.

Cumpre ainda mencionar um dos últimos relatos que sugere a utilização de dois processadores para o telemóvel Xiaomi 12S Pro. Ou seja, poderá chegar ao mercado em duas variantes, uma equipada com o SoC Dimensity 9000 da MediaTek, ao passo que a outra empregará o supracitado Snapdragon 8 Gen 1 Plus. De momento, contudo, não podemos aferir a veracidade de tal hipótese.

O primeiro topo de gama Xiaomi com chipset MediaTek?

As predicted Xiaomi 12S PRO, Xiaomi 12 ULTRA, Xiaomi MIX FOLD 2 and Xiaomi 12 LITE going on mass production at the end of May, Supply Chain has received the orders, and it's possible to Explode the treasure at the end of June! Summer Festival Gala of Mobile phone coming soon~🤪 https://t.co/6IYohMPnx4 pic.twitter.com/kZyVssyBXB

— Kartikey Singh (@That_Kartikey) 12 de maio de 2022

Caso tal se verifique, contudo, o Xiaomi 12S Pro seria o primeiro topo de gama Xiaomi empregar um SoC MediaTek. Tal hipótese revela-se não só provável, como também salutar. Isto tendo em consideração o mérito dos processadores MediaTek de última geração, bem como a tendencial relação qualidade / preço superior aos chipsets Qualcomm.

Por fim, sabemos que atualmente existem pelo menos três novos smartphones Xiaomi em preparação. Algo que se baseia na certificação de três modelos, os 2203121C, 2206123SC, e 2206122SC na agência de homologação CMIIT.

Os rumores apontam para uma apresentação em breve da nova geração na China. Todavia, de momento não temos informações oficiais que apontem nesse sentido.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.