Xiaomi 12 Ultra chega em julho com estas caraterísticas de topo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica chinesa apresentou a gama Xiaomi 12 em dezembro de 2021, chegando ao seu mercado natal nesse mesmo mês. No entanto, o trio de telemóveis demoraria alguns meses até chegar à Europa devido às necessárias certificações e homologações.

Agora, em meados de 2022, contamos com a apresentação do mais ambicioso smartphone Android da Xiaomi, o Xiaomi 12 Ultra. Será este o telemóvel que estreará a parceria com a Leica, ostentando orgulhosamente o logótipo vermelho da marca alemã.

O smartphone Xiaomi 12 Ultra chega em julho de 2022

Xiaomi 12 Ultra
Representação digital do smartphone Xiaomi 12 Ultra.

Importa relembrar que, em 2021, o atual Xiaomi 11 Ultra chegou em março do último ano. Ou seja, o sucessor está já atrasado de acordo com o calendário de lançamentos da Xiaomi. Todavia, existirá uma boa razão para tal, a necessidade de incorporar e aplicar os novos ganhos e avanços fruto da parceria com a lendária Leica.

Naturalmente o maior ponto de venda do Xiaomi 12 Ultra será a experiência de câmara fotográfica. E, se já em gerações anteriores os modelos Ultra brilharam neste quesito, agora trarão não só uma qualidade de imagem reforçada, como também o prestígio associado à Leica na área fotográfica.

A câmara fotográfica do Xiaomi 12 Ultra com atestado de qualidade Leica

Xiaomi 12 Ultra
Imagem alusiva ao Xiaomi 12 Ultra partilhada na rede social chinesa Weibo.

O smartphone Xiaomi 12 Ultra terá um total de três câmaras fotográficas na traseira. A primeira será uma grande angular, seguida da ultra grande angular e, por fim, uma câmara para zoom ótico (ampliação), dotada de uma objetiva com configuração periscópica.

Temos também indicação da presença de OIS, estabilização ótica da imagem, além do novo algoritmo Leica para otimizar não só as fotografias como também o vídeo. Aliás, este smartphone gravará com resolução máxima de 8K suportando também filtros em tempo real para potenciar a criatividade.

Não obstante, teremos também a contribuição da Leica na ciência de cor para estas câmaras, com perfis de cor natural, preto e branco, entre outras opções criativas para os utilizadores. Todavia, não temos ainda informações detalhadas sobre as capacidades da câmara fotográfica frontal.

O Snapdragon 8+ Gen 1 será o SoC do smartphone Xiaomi 12 Ultra

Xiaomi 12 Ultra
Representação digital do smartphone Xiaomi 12 Ultra.

A primeira confirmação, além das câmaras Leica, é a utilização do processador Snapdragon 8+ (Plus) Gen 1 da Qualcomm. Este é o mais recente processador da tecnológica norte-americana e, naturalmente, o SoC mais poderoso para smartphones Android.

Aponta-se também um ecrã AMOLED de 6,73'', fabricado pela Samsung, com uma taxa de atualização variável até 165 Hz. Espera-se também que as suas margens ou bezels sejam extremamente reduzidas, com construção em metal e vidro e / ou cerâmica.

Para além disso, contamos com uma bateria de 5 000 mAh de capacidade, com carregamento (extra) rápido a 100 W. O sistema operativo Android 12 estará presente, bem como a interface MIUI 13, além dos altifalantes duplos (estéreo).

O smartphone mais ambicioso da Xiaomi até à data

Xiaomi 12 Ultra Renders & Specs 🪐• 6.73" 2K 120Hz E5 AMOLED Display, LTPO 2.0, 10bit• Snapdragon 8 Gen1+• 4900mAh+120W• 50MP(OIS)+48MP(UW, OIS)+48MP(Tele, 120x Zoom) Rear• Android 12• Stereo SpeakersConcept by @technizoconcept #Xiaomi #Xioami12Ultra pic.twitter.com/lL9ddoTdHy

— Sam (@Shadow_Leak) 10 de junho de 2022

A fabricante tem revelado pequenas pistas sobre este smartphone, garantindo que a parceria com a Leica vai muito além do logótipo no smartphone. Entre as áreas de cooperação a Xiaomi referiu as óticas (lentes), imagem, processamento de imagem, experiência de utilização, entre outros pontos.

Ainda de acordo com as informações disponíveis à data, a Leica terá enviado uma equipa de engenheiros para Pequim com o intuito de trabalhar lado a lado com a equipa de engenharia da Xiaomi. Desse modo, poderão agilizar o processo de desenvolvimento de novas funções, além de resolver de modo expedito potenciais erros ou bugs.

Por fim, de momento não temos ainda uma data oficial para a apresentação do Xiaomi 12 Ultra, apenas a indicação do mês de julho.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.