Xbox Series X vai ter uma reprodução de áudio muito mais imersiva

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

No site do evento Game Developers Conference em 2020, está detalhado que a consola Xbox Series X vai ter aceleração de áudio dedicada por hardware. Durante o evento, serão detalhadas as capacidades de som, por cortesia de Rober Ridihalgh, técnico sénior de áudio na Microsoft.

Com esta inclusão, as capacidades sonoras da Xbox Series X serão acima da média. Considerando o quão é importante a imersão de som nos jogos atualmente, a Xbox Series X não vai falhar no departamento de áudio.

Durante o evento, serão utilizados como exemplo os jogos Borderlands 3 e Gears of War 5 no que toca a engenharia de som. Será explicado também como a parceria entre a Microsoft, Dolby vai trazer som espacial aos auscultadores e colunas. O objetivo será fazer com que a consola tome partido dos periféricos de som, para produzir a melhor experiência de imersão possível.

PlayStation 5 também terá aceleração de áudio por hardware

Em 2019, Mark Cerny, consultor da Sony e uma figura importante no desenvolvimento da PlayStation 5, confirrmou que a consola da próxima geração terá também hardware dedicado ao som, para aumentar as capacidades de áudio 3D.

Cerny salientou que as capacidades de áudio não alteraram muito entre a PlayStation 3 e a PlayStation 4. A ideia é que a PlayStation 5 traga inovação em todos os aspetos, incluindo gráficos, jogabilidade e capacidades sonoras.

A PlayStation 5 terá também inclusão de um disco SSD e a tecnologia de renderização de imagem Ray Tracing. Tanto a PS5 como a Xbox Series X serão apresentadas no final deste ano, perto das épocas festivas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Sony fala sobre o preço da PlayStation 5! "É irrealista ter o mesmo preço da PS4"
  • Aproveita o Assassin's Creed Syndicate grátis por tempo limitado!
  • Overwatch pode tornar-se uma série de televisão com estilo "anime"
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.