A Microsoft está a testar um novo chatbot para a Xbox com tecnologia de Inteligência Artificial (IA). A empresa confirmou que a nova tecnologia é "um personagem animado que pode consultar tópicos de Suporte da Xbox com voz ou texto".
Xbox AI poderá responder perguntas e ajudar com outras tarefas
A informação sobre o novo chatbot foi obtida pela página The Verge inicialmente através de "fontes familiarizadas com os planos da Microsoft". De acordo com o site, o chatbot Xbox AI terá conexão direta com os documentos de suporte da Microsoft para a rede e para o ecossistema Xbox.
A partir disso, a IA seria capaz de responder a perguntas dos utilizadores. Mas não pararia por aí. O Xbox AI poderia até mesmo processar reembolsos de jogos no site de suporte da Microsoft. O The Verge conseguiu uma declaração da Microsoft sobre o Xbox AI, a confirmar que o protótipo “Agente Virtual de Suporte do Xbox” está a passar por um conjunto de testes.
“Estamos a testar um Agente Virtual de Suporte do Xbox, um protótipo interno de um personagem animado que pode consultar tópicos de Suporte do Xbox com voz ou texto. O protótipo torna mais fácil e rápido para os jogadores obterem ajuda com tópicos de suporte usando linguagem natural, obtendo informações das páginas de suporte existentes do Xbox”, declarou Haiyan Zhang, gerente geral de IA de jogos do Xbox, num comunicado ao The Verge.
Segundo as fontes da página, a IA será capaz de responder desde perguntas relacionadas a um defeito no funcionamento do Xbox até consultas de suporte para o serviço de hospedagem de servidor baseado em assinatura do Minecraft Realms.
O Xbox AI faz parte de um esforço mais amplo dentro da Microsoft Gaming para trazer recursos e ferramentas com tecnologia de IA. De acordo com o The Verge, outras fontes revelaram que a empresa está a trabalhar para trazer recursos de IA também para a criação de conteúdo de jogos, operações de jogos e sua plataforma e dispositivos Xbox.