Wyze sofre fuga de dados comprometendo 2 milhões de utilizadores

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A fabricante de câmaras de segurança inteligentes Wyze sofreu uma fuga de dados num servidor, afirma a empresa de segurança cibernética Twelve Security. Esta fuga já comprometeu dados correspondentes a cerca de 2.4 milhões de utilizadores de equipamentos da Wyze.

A Twelve Security detalhou numa publicação os dados comprometidos. Tratam-se de nomes de utilizador, e-mails, informação das câmaras como modelo e número de firmware, detalhes sobre o Wi-Fi e autorizações para iOS, Android ou colunas inteligentes como a Alexa.

Adicionalmente, dados de saúde também foram comprometidos como altura, peso, densidade óssea e consumo de proteínas. Estas informações são relativas a uma balança inteligente que a Wyze estaria a testar num programa Beta. A Twelve Security afirma ainda que certos dados foram enviados para uma nuvem do grupo Alibaba, na China.

Wyze já respondeu à situação

O co-fundador da Wyze, Dongsheng Song providenciou algumas informações sobre a fuga de dados. Song afirma que o servidor exposto foi uma base de dados flexível, utilizada para facilitar a pesquisa de dados dos consumidores. Devido a um "erro de um funcionário", os protocolos de segurança foram removidos e o servidor exposto.

O servidor em questão esteve exposto desde 4 a 26 de dezembro, data em que a Twelve Security e o blog relacionado IPVM notaram na fuga. Entretanto, Song indica que a Wyze está a fazer log-out em todas as contas de utilizadores e a limpar autorizações, de forma a eliminar a falha de segurança.

O co-fundador salientou ainda que esta fuga não está relacionada com os preços baixos dos produtos. Song promete que esta não é uma situação de "o barato sai caro".

Editores 4gnews recomendam:

  • Vídeo mostra como seria o Windows 10 se fosse desenhado pela Apple! (simplesmente fantástico)
  • Samsung "pica" a LG conseguindo certificação para televisões 8K
  • Elden Ring é o próximo jogo do estúdio de Sekiro: Shadows Die Twice
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.