WWDC 2021: vê aqui em direto o evento mais esperado da Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Inicia-se às 18:00h de Lisboa a mais recente edição da Apple Worldwide Developers Conference (WWDC 2021). Trata-se de uma série de conferências dedicas sobretudo ao software da maçã, com particular destaque a ser dada à keynote, a apresentação de inauguração.

Esta primeira palestra contará com os executivos de topo da tecnológica de Cupertino, como, por exemplo, o atual CEO Tim Cook. As novidades serão focadas sobretudo nos programas, software, esforços de privacidade e mais insights exclusivos da mação.

A keynote é transmitida em direto no YouTube no canal da Apple

Assim que chegarem as 18:00h de Lisboa senta-te e desfruta da mais recente apresentação Apple. Ficaremos a conhecer oficialmente o sistema iOS 15, o watchOS 8, e muito mais. Para facilitar a leitura e acompanhamento elencamos os principais destaques.

O iOS 15. De acordo com os mais recentes rumores, o sistema será focado no multitasking, o multi-tarefa. Será um sistema mais leve e trará o suporte para widgets no ecrã principal. Terá também uma forte tónica na privacidade e controlos para o utilizador.

Ao mesmo tempo, também o watchOS 8 terá mais aplicações suportadas. Entre estes contam-se a Tips, Mind, bem como a contactos. O sistema deverá ser otimizado para um melhor desempenho e menor consumo de recursos do Apple Watch.

Está na hora de conhecer o novo iOS 15 e watchOS 8

A WWDC arranca diretamente do Apple Park numa apresentação virtual e, à moda da maçã, espetacularmente envolvente e visualmente gratificante. O destaque será colocado, como referido supra, no software, mas não descartamos outras surpresas.

Em primeiro lugar seremos apresentados ao conceito da conferência em si. Isto será conseguido através de um vídeo elaborado e produzido pelos génios da maçã, servindo para dar as boas-vindas aos programadores, público e definir a tónica do evento.

O certame contará com a presença de vários engenheiros da Apple e figuras de alto destaque como o seu CEO, Tim Cook.

Este evento contará com pelo menos 200 sessões temáticas dedicadas a assuntos específicos, bem como algumas apresentações mais gerais como a que será dedicada ao Spatial Audio do Apple Music. De igual modo, contamos com os Apple Design Awards e outras celebrações de Cupertino.

Ao iOS 15 juntar-se-á o iPadOS 15, macOS 12, além do tvOS 15

A sessão de inauguração (keynote) terá diversos destaques, sobretudo para o sistema operativo do iPhone, o iOS 15. Entre respostas automáticas a mensagens e notificações, a novas opções e controlos apertados de privacidade, esta será a tónica do sistema.

Teremos também diferentes categorias e preferências para as notificações, além de novas opções para o Centro de Controlo e menu de bloqueio possivelmente com um novo design.

Além disso, será no iMessage que os rumores apontam uma das maiores novidades. A Apple quererá dotar o seu serviço de mensagens com mais funções para assim atrair mais utilizadores e fixar os existentes no seu ecossistema.

Passando para o iPadOS 15, de acordo com a Bloomberg esta será a maior atualização e mudança para o ecrã inicial do iPad desde 2010. Em causa estão os widgets, com mais controlos e opções de personalização dos mesmos.

A Apple também tirará todo o partido do chip M1 no iPad Pro, podendo trazer finalmente aplicações como o Xcode e o Final Cut Pro para os iPad mais avançados.

O watchOS 8 é uma das maiores incógnitas. Apesar de esperarmos novidades para o sistema operativo dos smartwatch Apple, não sabemos o que estas trarão. Apontam-se, possivelmente, melhorias de desempenho e otimizações energéticas.

O macOS 12 pode chegar já em 2021 após termos dado o salto recente para o macOS 11. Teremos novas aplicações, novo sistema de notificações com melhorias face à implementação atual, além de controlos de privacidade mais rigorosos.

Não descartamos aqui a apresentação de novo hardware, mais concretamente um novo MacBook Pro já com o chip M1, ou quiçá um M1x ou M2.

Por fim, podemos ter novidades para a Apple TV, nomeadamente o tvOS 15, além de novidades para o HomePod. Além disso, deixamos sempre uma ampla margem para tudo o que a fabricante californiana possa apresentar de surpresa.

Fiquem atentos, o evento começa dentro de momentos - a partir das 18:00h de Lisboa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Watch Series 6: sabe quanto custa produzir este relógio
  • Apple prepara evento especial dedicado ao Spatial Audio na WWDC 2021
  • Kospet Prime 2: smartwatch com Android que pode substituir o smartphone
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.