Windows 11 SE: a nova versão da Microsoft perfeita para um PC fraco

Rui Bacelar
Comentar

A Microsoft estará a preparar a próxima grande versão do seu sistema operativo, o Windows 11, dotando os computadores mais potentes de novas ferramentas para tirar partido das especificações avançadas. Para os demais teremos o Windows 11 SE.

À medida que a gigante de Redmond termina os preparativos para o seu anúncio continuam a chegar à Internet vários detalhes sobre o futuro do Windows e agora ficamos a conhecer aquela que será, possivelmente, a versão perfeita para computadores antigos.

Tens um PC fraco? Então ficarás precavido com o Windows 11 SE

This is Windows 11 SE, seems to be a successor of Windows 10 Cloud Edition, with it restricting quite a few settings and seemingly requiring a online account (as offline account creation is broken in OOBE). pic.twitter.com/QMaz3vWRD2

— Sigma (@fakirmeditation) 16 de junho de 2021

As novidades dão conta de uma versão mais leve do sistema operativo, algo que, naturalmente, será ideal para quem tiver um PC fraco, ou mais antigo. Será, caso seja efetivamente disponibilizada, a versão a instalar para quem tiver hardware mais limitado.

Importa frisar que a notícia da sua existência foi divulgada primeiramente pelo portal XDA Developers, apelidando-o de sucessor para o “Windows 10 Cloud Edition”. Há, contudo, impedimentos significativos no leque de funções disponíveis para os utilizadores.

Estas informações chegam escassas horas após chegarem à Internet diversas informações sobre o Windows 11, revelando então alguns traços do seu design e funcionamento, denotando um forte reforço das capacidades, mas tornando-se também mais exigente nos recursos exigidos.

Por outras palavras, será um sistema mais potente e completo, mas consideravelmente mais exigente.

O Windows 11 SE será a versão leve do novo sistema operativo da Microsoft

Microsoft Windows 11
Captura de ecrã associada ao Windows 11. Crédito: XDA Developers.

Em primeiro lugar, os utilizadores estariam impedidos de usar e correr aplicações que não estejam disponíveis na Microsoft Store, por exemplo. Ora, isto acabaria por limitar severamente a produtividade a retirar de um PC, mas pode garantir uma maior rapidez.

O intuito subjacente a esta restrição passará, de acordo com a Digital Trends, o reforço da segurança, ao mesmo tempo que o desempenho satisfatório poderá assim estar garantido. Note-se que estas restrições serão focadas, sobretudo nos computadores mais antigos, ou para quem tenha um PC fraco.

Desse modo, a Microsoft pode garantir que mesmo estes utilizadores têm acesso às funções essenciais do sistema operativo. Isto ao mesmo tempo que a experiência de utilização fica salvaguardada, bem como a fluidez de navegação e a respetiva segurança.

Limitações necessárias para um bom desempenho mesmo em PC fraco

Microsoft Windows 11 SE
Captura de ecrã associada ao Windows 11. Crédito: XDA Developers.

Colhendo ainda informações das fontes supracitadas, vemos que o Windows 11 SE deverá ser uma SKU apontada para o setor empresarial (business). Ainda assim, também poderá ser instalado em máquinas pessoais caso o utilizador assim o entenda.

Por exemplo, se esta versão for vantajosa para um PC fraco, qualquer utilizador poderá escolher instalá-la na sua máquina. Este parece ser o entendimento geral perante a nova versão "leve" do sistema operativo da Microsoft.

Também importante é o facto de existirem limitações não só às aplicações disponíveis - apenas as que estiverem na Microsoft Store (1) - como a não disponibilidade de algumas definições de sistema (2). Com efeito, esta será a segunda limitação a considerar.

A versão leve do Windows 11 terá 3 grandes limitações

Microsoft Windows 11
Captura de ecrã associada ao Windows 11. Crédito: XDA Developers.

A terceira limitação consiste na obrigatoriedade da configuração do PC ser feita através de uma conta Microsoft (3). Por conseguinte, só com uma ligação à Internet é que poderemos configurar uma nova máquina com o Windows 11 SE.

Importa, por fim, referir que nenhuma das informações acima presentes deve ser encarada como oficial. Ainda que sejam bastante prováveis com base nas diversas fontes convergentes, só a apresentação oficial poderá trazer certezas.

O evento de apresentação do Windows 11 e respetivas versões como esta SE, terá lugar no próximo dia 24 de junho. Aí, a Microsoft deve oficializar o novo sistema operativo, entre outras novidades vindas de Redmond.

Até lá, contamos com novas fugas de informação a chegar à Internet.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.