Windows 10 poderá suportar jogos da Xbox nativamente

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft tem vindo a planear formas de utilizadores jogarem títulos da Xbox nos seus computadores. Para quem não possui uma Xbox, são excelentes notícias.

Nesse sentido, o Windows 10 vai receber uma actualização em Abril que poderá permitir essa função. Contudo, se estiveres na comunidade beta Windows Insider tens acesso a uma versão antecipada da actualização.

Esta versão antecipada antes do update final de Abril tem o nome de código 18334. Utilizadores que experimentem esta versão tem direito a um teste do jogo State of Decay.

Poder jogar jogos da Xbox no PC é um sonho para muitos

Portanto, a Microsoft não costuma incluir testes de jogos nas suas versões Beta do Windows 10. Isto leva a comunidade a pensar que está para vir uma grande mudança nesse sentido.

Contudo, o maior indicador é a origem do jogo. Quando fazes a transferência do State of Decay o download não é feito através do servidor da Microsoft Store. Por norma, jogos da Xbox com versão PC são transferidos por aí (serverdl.microsoft.com).

Contudo, o jogo transfere do servidor "assets1.xboxlive.com" que parece ser o servidor directo da consola. Adicionalmente, o ficheiro do jogo está em formato .xvc, o formato Xbox One. Posteriormente consegues instalar o ficheiro com a app PowerShell.

Nesse sentido, isto podem ser excelentes notícias para jogadores por todo o mundo. Além disso, os programadores já não necessitam de refazer o código de um jogo para correr em PC.

Isto representa uma solução para quem tem um computador com características altas mas não quer comprar uma Xbox propositadamente para jogar certos títulos. Por outro lado quem só tem Xbox nunca perde visto que são raros os exclusivos para PC hoje em dia.

A verdade é que muitos jogos da Xbox estão disponíveis no PC. A plataforma Microsoft PlayAnywhere permite isso, no entanto é limitada. Esta nova solução faz sentido para unir a Microsoft Store e a Xbox Store numa só, trazendo uma nova abordagem aos jogos de consola e PC.

Em suma, esta é sem dúvida uma novidade bastante interessante. Quem sabe, talvez chegue a um ponto onde insiras um disco de Xbox One no PC e possas correr o jogo.

Editores 4gnews recomendam:

Ryzen Mobile: AMD lança finalmente novas drivers para a plataforma

Pokémon GO leva ‘treinador’ a agredir um polícia em ato de frustração

Protege a tua casa com esta câmara de segurança da Xiaomi

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.