Os leitores 4gnews já terão um conhecimento prévio da tecnologia Li-Fi, que pode ser sucintamente descrita como meio de transmissão do sinal de Internet através da luz. Ou seja, em vez de usar as ondas de rádio como o padrão Wi-Fi, são usados os feixes luminosos, ou simplesmente pela luz.
Esta mesma tecnologia Li-Fi promete ser até 100x mais rápida que o padrão Wi-Fi na transmissão de Internet. Por isso, é com entusiasmo que damos agora conta da aprovação deste padrão, passando a standard pelo órgão competente, o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).
Tecnologia Li-Fi é até 100 vezes mais rápida que o Wi-Fi
O padrão Wi-Fi pode ter os dias contados, apesar de termos agora o padrão Wi-Fi 7 a caminho. Segundo avança a publicação The Verge, os corpo regulatório dos padrões de comunicação (IEEE), responsável pela supervisão do padrão WI-Fi, já disponibilizou a norma IEEE 802.11bb.
Em causa está o padrão que regula a comunicação por luz e que prevê também a emergente tecnologia Li-Fi. Em vez de usar as ondas de rádio como a atual tecnologia WI-Fi, o padrão Li-Fi usa a luz infravermelha (invisível ao olho humano), para mediar a conetividade sem-fios e transmitir o sinal de Internet.
Ainda segundo a mesma entidade, este padrão será capaz de entregar um sinal de Internet até 100x mais rápido que os atuais padrões Wi-Fi. Por outras palavras, permitirá uma largura de banda 100x superior ao que de momento conseguimos ter por Wi-Fi.
Sinais Li-Fi são livres de interferência das ondas de rádio que afeta o Wi-Fi
Face ao exposto, o novo padrão dependerá de novas lâmpadas emissoras do sinal de Internet. Entre as empresas já a desenvolver estas soluções temos a Signify, bem como a pureLiFi que já disponibilizou o sistema Light Antenna One em fevereiro último e que já cumpre com os padrões 802.11bb.
Na prática, temos uma "lâmpada" em termos simples, capaz de entregar um sinal de Internet acima do 1 GBps. Estas são as velocidades facilmente entregues pelo novo tipo de soluções que usam o espectro luminoso e não os sinais de rápido para comunicar.
Distância do sinal é o maior entrave às atuais soluções Li-Fi
Infelizmente, a solução apresentada com o sistema Light Antenna One só consegue garantir uma comunicação sem-fios entre dispositivos a uma distância máxima de sensivelmente 3 metros (10 pés). Pior ainda, o campo de visão deste dispositivo é de apenas 24 graus na presente geração.
Ainda assim, a fabricante responsável pelo sistema Light Antenna One afirma ser capaz de "permitir a integração em massa das soluções Li-Fi no mercado". Ou seja, garantindo que tais sistemas funcionam se respeitados os parâmetros ideais de montagem.
Por outro lado, apesar do limite máximo para a largura de banda ser de 1 GBps, as velocidades e valores mais realistas em comunicações por Li-Fi podem ser muito superiores. Segundo as métricas, podem atingir os 224 GBps, ao passo que o padrão Wi-Fi 7 de próxima geração se ficará pelos 40 GBps.
Grande velocidade de transmissão e menor latência entre as vantagens do Li-Fi
As vantagens da transmissão por Li-Fi vão além das velocidades até 100x superiores ao Wi-Fi. Temos também uma promessa de maior segurança na comunicação, além da menor latência, algo extremamente útil para soluções de Realidade Aumentada e / ou Virtual.
Será também apreciado para soluções gaming, consolas e outros dispositivos dedicados aos jogos. E, claro, tudo se focará nas melhores velocidades a ser propiciadas pelo padrão Li-Fi, capaz de superar em várias ordens o próximo padrão Wi-Fi 7.
Em suma, a tecnologia Li-Fi é uma rede ótica sem fio que usa díodos emissores de luz (vulgo LEDs) para transmissão de dados como o acesso à Internet. Para tal, recorre ao Visible Light Communication (VLC) em vez do espectro de radiofrequência (RF).
Dito isto, quanto maior for a quantidade de lâmpadas LED numa determinada divisão, maior será a velocidade na transmissão dos dados e informação.
Editores 4gnews recomendam: