Foi durante esta semana que a MediaTek surpreendeu tudo e todos com a demonstração da velocidade supersónica e baixa latência do novo padrão Wi-Fi 7.
E os resultados não podiam ser mais animadores: a velocidade máxima de download do Wi-Fi 7 provou ser três vezes superior ao padrão Wi-Fi 6.
Wi-Fi 7 é três vezes superior à norma Wi-Fi 6
Num altura em que o padrão Wi-Fi 6 dá os primeiros passos, de forma tímida, no seu caminho da massificação, eis que a MediaTek mostra que o futuro pode ser ainda mais rápido e sedutor.
Durante esta semana, a empresa fez uma demonstração com a norma Wi-Fi 7 nos seus produtos sem fios. Em teoria, o pico de velocidade de rede do novo padrão Wi-Fi 7 pode chegar aos 46 Gbps. Mas se tivermos em conta, obstáculos e possíveis interferências, tal como acontece na vida quotidiana dos utilizadores, o pico real de uma utilização comercial do padrão será de 40 Gbps.
Ainda assim, e segundo os resultados divulgados, a velocidade máxima de download do Wi-Fi 7 provou ser três vezes superior ao padrão Wi-Fi 6. Tal significa que o download de um conteúdo em Blu-ray 4K pode ser feito em apenas alguns segundos.
Padrão Wi-Fi 7 pode eliminar de vez as redes com fios
Mais: a MediaTek acredita que esta será a norma que vai eliminar para sempre as redes com fios. Até porque a norma traz também consigo uma mão-cheia de novas tecnologias como a banda larga de 320 MHz, modulação 4K QAM e tecnologia MLO (multilink), crucial para equipamentos Internet of Things.
Sabemos também que apenas em 2023 é que a MediaTek vai apresentar o seu primeiro equipamento Wi-Fi 7 que poderá chegar aos utilizadores no ainda longínquo ano de 2024. Por outro lado, tanto a Intel e a Qualcomm apenas devem lançar no mercado os seus chips sem fio em finais de 2024 ou até mesmo em 2025.
Por estas razões, as velocidades supersónicas do Wi-Fi 7 ainda estão distantes para o utilizador comum, mas de uma coisa podemos ter a certeza, a vida do padrão Wi-Fi 6E será bastante curta.
Quais são as vantagens do Wi-Fi 7?
Além da velocidade supersónica, o Wi-Fi 7 traz consigo outros benefícios como por exemplo Extremely High-Throughput. Esta tecnologia permite que as aplicações atinjam velocidades de dados elevadas, em tempo real. Tal é sobretudo importante para serviços de Realidade Aumentada, Realidade Virtual, jogos e teletrabalho.
Por outro lado, e tal como o nome indica, a largura de banda total passa de seis para sete canais, o que se traduz em maior rapidez na troca de dados entre os vários dispositivos ligados em rede. Aqui, a outra vantagem é que é também possível conectar mais equipamentos, sem que a velocidade de transmissão seja afetada.
Agora que estamos todos entusiasmados com o futuro, convém salientar que teremos ainda de esperar mais algum tempo até que o Wi-Fi 7 passe a ser integrado nos equipamentos para que, por fim, aconteça a sua massificação e possamos todos usufruir de velocidades supersónicas, na parafernália high-tech que nos acompanha diariamente.
Editores 4gnews recomendam: