WhatsApp Web ganha ferramenta para edição de fotos no computador

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Há novas opções de edição de imagem a caminho do WhatsApp Web! As novidades começaram a chegar à plataforma de comunicação instantânea no início desta semana, estando já disponíveis também na Europa, portanto, também em Portugal.

São novas ferramentas de edição de fotos diretamente na versão do mensageiro para computadores Windows, Mac, etc. O utilizador poderá assim agilizar o processo de edição de imagem, seja um simples recortar, ou algo mais complexo antes de enviar.

Editar fotografias antes de enviar pelo WhatsApp Web

Em primeiro lugar importa frisar que este novo leque de ferramentas de edição de imagem está disponível na versão 2.2130.7 do WhatsApp Web. A função foi noticiada primeiramente pela publicação WABetaInfo, estando já em distribuição.

Esta possibilidade - editar fotografias antes de enviar para os contactos - estava até então restrita à versão móvel do WhatsApp. Isto é, na app para Android e iOS, mas não na versão de desktop, algo que chega agora a todos os utilizadores da versão desktop.

O utilizador pode assim, através do seu computador, selecionar uma fotografia e editar a mesma antes de a enviar ou anexar a uma conversa no WhatsApp. Note-se ainda que a nova plataforma de edição permite selecionar várias imagens a partilhar.

É uma nova plataforma de edição para o WhatsApp Web

Ao receber a nova versão do WhatsApp Web o utilizador ficará essencialmente com as mesmas ferramentas de edição que já tem no seu smartphone Android e / ou iOS (iPhone), agora adaptadas ao desktop. Há, contudo, uma diferença no editor de texto.

Para quem quiser acrescentar texto nas suas imagens, há agora mais opções. Passa a ser possível escolher o tipo de letra, alinhamento, e aplicar um fundo para facilitar a leitura. Há também novos botões para refazer e desfazer na UI.

Em síntese, apesar de não ser uma revolução para a versão Web do WhatsApp é, ainda assim, um acréscimo bem-vindo. Para quem prefere usar esta versão destop, a mesma torna-se mais rica em funções e similar à versão para Android e iOS.

Por fim, caso ainda não tenham estas ferramentas no vosso WhatsApp Web, experimentem atualizar a página, com as novidades a serem distribuídas server side, isto é, são fornecidas pela própria empresa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Telegram: rival do WhatsApp vibra com a venda de Certificados Digitais COVID-19
  • Samsung Galaxy A52s: todos os detalhes do smartphone que não deves ignorar
  • MediaTek apresenta novos processadores a 6 nm - Dimensity 920 e Dimensity 810
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.