WhatsApp vai mudar completamente no iPhone e já temos as imagens!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O WhatsApp continua a receber novidades todas as semanas com novas funções e alterações que fazem a diferença na nossa utilização diária. Ainda assim, por norma é na versão Android que estas modificações chegam em primeiro lugar, mas desta vez são os utilizadores de iPhone os contemplados.

Em causa está a mais recente mudança a ser preparada para o grupo Meta que pode mudar completamente o WhatsApp para iOS (iPhone) e já temos imagens de como ficará a plataforma. De momento, note-se, as novidades estão presentes na versão de testes, mas não deverão tardar em chegar.

Meta quer mudar o aspeto do WhatsApp para iPhone

WhatsApp iOS iPhone

À medida que o grupo Meta aplica as alterações pretendidas no seu WhatsApp, a sua interface tende a ficar mais simples e intuitiva, para que qualquer utilizador consiga tirar partido das suas funções. Desse modo, a app de mensagens ganhará um grafismo e aspeto ainda mais similar ao próprio iOS.

De igual modo, também vimos a versão do WhatsApp para Android a receber o design Material You, tal como dispõe a Google para os seus equipamentos e dispositivos móveis.

Em todo o caso e em ambas as plataformas os resultados são similares. A app de mensagens e comunicações instantâneas ficará ainda mais fácil de usar. A interface terá menos distrações visuais e facilitará o acesso aos botões de ação.

Este pode ser o novo aspeto do WhatsApp para iOS

WhatsApp iOS iPhone
Imagem divulgada pela publicação WABetaInfo alusiva à versão beta para iOS.

Chegada agora a vez do iOS receber um "novo" WhatsApp temos novidades na mais recente versão beta para iPhone. Aí podemos ver parte do produto e aspeto final desta versão, tal como o deu a conhecer a publicação WABetaInfo, sempre atenta aos desígnios da plataforma de mensagens e comunicações instantâneas.

As novidades incluem várias mudanças, desde novo botões na barra de navegação inferior - barra de ação e navegação - bem como um aspeto geral mais simples. Temos também a opção para definir filtros na lista de conversas para mostrar apenas os contactos e conversações que o utilizador quiser ver no ecrã principal da app.

Mais controlo para o utilizador numa interface mais simples do WhatsApp

📝 WhatsApp beta for iOS 23.17.1.77: what's new?A redesigned interface for WhatsApp is finally in development for a future update! It includes new colors, new buttons, and a feature to filter chats!What are your thoughts about it? Share them below!https://t.co/cXQInY8EgM pic.twitter.com/GFeyitxReJ

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 29 de agosto de 2023

Podemos também apontar a introdução da tradicional cor verde do WhatsApp em várias secções da aplicação dedicada ao iOS e iPhone. Aí temos também a nova opção de Iniciar uma nova conversa com o símbolo "+" para criar uma conversação.

O utilizador poderá encontrar este novo botão no topo do ecrã, no seu canto superior direito. Em todo o caso, estas alterações visam sobretudo modernizar o WhatsApp para iOS, entregando-lhe uma aparência mais unificada com o próprio design do iOS.

Melhorias a caminho do iPhone e do Mac

Note-se ainda que o grupo Meta quer definir um visual idêntico para este serviço de comunicações em todas as plataformas que estiver presente. Portanto, desde o computador, ao iPad, podemos vir a ter esta estética mais presente nas várias versões da app.

Tome-se por exemplo as recentes alterações efetuadas também à versão macOS que também ganha novas funções para as chamadas por vídeo e por voz. Estas comunicações passam a suportar até 8 e até 32 pessoas em simultâneo, respetivamente.

WhatsApp just announced a new app for Mac with improved calling features!The latest versions allow users to connect with up to 8 people on video calls and up to 32 people on audio calls. Get it from https://t.co/E9sNqbXi2I and it is also coming soon to the App Store. pic.twitter.com/3RAH4H5HDs

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 29 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.