A maior plataforma mundial de comunicações instantâneas trabalha agora numa das opções mais pedidas pelos utilizadores de WhatsApp. Com efeito, temos aqui os primeiros indícios da possibilidade de editar uma mensagem de WhatsApp após o seu envio.
Quem nunca se enganou a escrever algo e carregar no enviar, para só depois se aperceber do lapso? Pois, é precisamente num remedeio para tais instâncias que a plataforma de Mark Zuckerberg e, mais diretamente, de Will Cathcart está a trabalhar.
Atualizar uma mensagem enviada será possível no WhatsApp
As evidências foram avançadas primeiramente pela publicação WABetaInfo, sempre atenta aos desígnios desta app de mensagens grátis. Mais concretamente, a opção foi detetada na versão da app de mensagens para Android, a compilação 2.22.20.12.
O seu funcionamento é deveras sucinto. Do mesmo modo que atualmente podemos publicar algo no Facebook e, em seguida, atualizar o conteúdo da publicação, também na app de mensagens uma mesma mecânica será disponibilizada, cremos nós.
Porém, os outros utilizadores ser notificados de que tal mensagem foi atualizada, de modo a precaver possíveis alterações do conteúdo da mensagem original. Não é sabido, de momento, se nos chats privados o outro utilizador poderá ver o histórico de atualizações da mensagem.
A nova opção está em fase de teste na app WhatsApp para Android
Por outro lado, para as conversas nos grupos de WhatsApp, o histórico de edição poderá ficar disponível para os administradores dos grupos. Será, ao que tudo indica, uma medida de segurança e maior controlo da qualidade do grupo para os respetivos membros-chave ou administradores dos grupos.
Importa frisar, contudo, que para o utilizar ver uma mensagem editada tem que utilizar a versão mais recente da aplicação de mensagens. Ou seja, mesmo que possam editar uma mensagem nesta app, para garantir que o outro utilizador a recebe e consegue ler, terá que atualizar também a sua app.
Esconde o Estado online no WhatsApp (se conseguires) em iOS
Por fim, os responsáveis do WhatsApp também estão a disponibilizar, junto de alguns utilizadores escolhidos, a possibilidade de ocultar o Status ou Estado online na plataforma. Esta possibilidade foi detetada na versão beta 22.20.0.70 para iOS (iPhone).
Trata-se de outra das funções mais pedidas pelos utilizadores, de momento apenas disponível para utilizadores de iPhone (iOS). Não obstante, acreditamos que seja agora uma questão de dias, ou mesmo horas, até que uma mesma opção chegue ao universo Android.
Entretanto, se quiserem ser os primeiros a receber as novidades desta app de mensagens, podem aderir ao programa Beta e testar em primeira mão as novidades.
- Versão beta para Android - através da Google Play Store
- Versão beta para iOS - através da App Store (TestFlight)
Editores 4gnews recomendam: