WhatsApp aplicará os novos termos a 15 de maio, mas não apagará contas!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As mudanças à política de privacidade e termos de serviço anunciados em janeiro de 2021 foram, num eufemismo, particularmente mal recebidas. O estreitar de laços com o Facebook lançou ondas de contestação entre os mais de dois mil milhões de utilizadores.

Como resultado, a plataforma de comunicações viria a adiar a sua aplicação (entrada em vigor) para 15 de maio. Entretanto, a opinião dos utilizadores, sobretudo fora da União Europeia, continuaria a degradar-se, sangrando vários milhares para a Telegram e Signal.

WhatsApp moderou a aplicação dos novos termos a 15 de maio

Face ao sucessivo descalabro junto da opinião pública a plataforma parece ter agora moderado a aplicação dos novos termos a 15 de maio como havia então determinado. Resta agora, contudo, saber qual será a nova data, caso efetivamente se venha a aplicar.

No entanto, os utilizadores que acabaram, entretanto, por aceitar a nova política de privacidade e termos de utilização continuarão adstritos a estes. Importa também frisar que o WhatsApp não apagará as contas de utilizadores que não aceitarem estas alterações.

É o resultado de um contínuo degradar da imagem pública da plataforma junto dos utilizadores. Ainda que, efetivamente na União Europeia pouco ou nada mudasse face ao RGPD vigente, fora da UE as mudanças já seriam mais invasivas.

De qualquer modo, a plataforma já vem a partilhar várias métricas e metadados com o Facebook desde 2016, sendo a recente alteração proposta um consolidar da prática já reiterada. Ainda assim, a empresa parece ter dado agora um passo atrás.

O êxodo do WhatsApp fez-se sentir no início de 2021

Esta afirmação da Press Trust of India, plasmada no tweet acima, não retrata fielmente os eventos. Após a publicação em questão, afirmando que a empresa teria desistido da mesma, o grupo Facebook veio a público clarificar o assunto.

Segundo fonte oficial, os novos termos e condições entrarão em vigor a 15 de maio. No entanto, a plataforma não apagará as contas que, até à data, se recusem a aceitar os mesmos, não significando isto que não o venha a fazer em ocasião futura.

Não obstante, trata-se de uma postura mais branda perante a aplicação quase forçosa dos novos termos de serviço. A empresa reitera o seu compromisso na sua aplicação, mas será leniente com os utilizadores que continuem a resistir à mudança.

Ainda assim, os utilizadores que não tiverem dado o seu aval para a aplicação dos novos termos terão as funcionalidades do WhatsApp reduzidas. Não verão a sua conta suspensa, nem eliminada, mas estará truncada em alguns aspetos-chave, por definir.

Sintetizando. Mantém-se a data de entrada em vigor para 15 de maio, mas não haverá lugar à eliminação de contas.

Editores 4gnews recomendam:

  • NOS lança router que garante internet mais rápida em Portugal
  • Google Assistant tem duas novidades para te aproximar da família
  • Netflix ficará mais social que nunca. Eis o que mudará na plataforma!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.