WhatsApp recebe novidade perfeita se usas emojis na app Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O menu de seleção de emojis no WhatsApp está atualmente em renovação. Entretanto, os utilizadores da app de mensagens para Android já podem tirar partido deste novo visual mais atraente, onde se torna muito mais fácil encontrar o emoji perfeito.

A medida facilitar a escolha e seleção do símbolo (emoji) adequado para cada contexto e cada conversa ao introduzir grandes alterações a este menu de seleção. Será, ao que tudo indica, uma das mudanças visuais e funcionais mais significativas dos últimos meses a chegar a esta app de mensagens instantâneas.

Experiência mais intuitiva para a escolha dos emojis no WhatsApp

WhatsApp
Alguns dos emojis disponíveis para a app de mensagens mais popular do mundo.

Ainda que esta novidade não se encontre atualmente disponível para todos os utilizadores da aplicação, certo é que muito em breve chegará aos dispositivos Android em todo o globo. Aliás, espera-se que não tarde em chegar também aos utilizadores de iPhone, na versão da app para iOS.

Graças ao trabalho de investigação da publicação WABetaInfo já podemos ver como será este mesmo menu. Em causa está a captura de ecrã partilhada em seguida pela fonte citada. A maior novidade? Teremos essencialmente separadores, no topo, para diferentes categorias de emojis.

Será assim mais simples aceder a diferentes tipos e categorias destes elementos de comunicação visual. Algo que funcionará tanto para as figurinhas do WhatsApp, os emojis, bem como para os GIF's para acedermos diretamente aos diferentes conteúdos.

Até ao momento, note-se, estes elementos estavam na parte inferior do menu dedicado aos emojis para o WhatsApp. Agora, teremos a secção / categoria no topo dessa mesma barra ao abrir a secção em causa.

Sem formato de carrossel lateral na app para Android

WhatsApp Android
O novo aspeto do menu para os emojis. Crédito: WABetaInfo

Mais ainda, deixamos de ter uma organização em formato de carrossel, com o utilizador a pode fazer um scroll lateral, um folhear para encontrar os vários emojis disponíveis. No seu lugar teremos então várias categorias de acesso direto para os emojis.

Em suma, temos agora uma disposição vertical destas figuras para ilustrar as nossas mensagens, divididas por categorias, visando facilitar a sua utilização na plataforma de comunicação.

Na minha opinião, com base nestas capturas de ecrã, a organização aparenta estar efetivamente mais simples e agradável. Agora, claro está, resta-nos aguardar pela sua chegada à versão estável da aplicação para Android e, posteriormente, também para iOS (iPhone).

📝 WhatsApp beta for Android 2.23.9.2: what's new?• WhatsApp is working on a redesigned keyboard.• The application seems to no longer be compatible with Android versions below 5.0.• Some users may experience an issue with the splash screen.https://t.co/ZXq1bqgwgz pic.twitter.com/uHKijepXnK

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 19 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.