WhatsApp recebe novidade mais esperada na app de mensagens

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A partir de hoje o grupo Meta (ex-Facebook), começa a disponibilizar uma das atualizações e novidades mais esperadas para a plataforma de comunicações instantâneas, o WhatsApp. Temos, com efeito, a chegada oficial das Comunidades de WhatsApp à app de mensagens após vários meses de testes em fase Beta.

As novidades a chegar à plataforma trazem funções adicionais como a possibilidade de criação de sub-grupos. Mais concretamente, numa comunidade, por exemplo, dedicada a comida, poderemos criar um grupo para determinados restaurantes.

O que é uma Comunidade de WhatsApp? O novo patamar acima dos Grupos de WhatsApp

WhatsApp

Em primeiro lugar, o que é uma Comunidade de WhatsApp? Um local (novo) em que os administradores de grupos podem colocar vários dos seus grupos a comunicar entre si.

Se, por exemplo, vários grupos dedicados à temática Filmes e Séries forem administrados pelas mesmas pessoas, podem agora ficar subordinados a uma mesma Comunidade.

🤔 What is Communities?A place where admins can bring related groups together.In Communities, you can keep everyone in the loop with the announcement group and easily switch between chats.Learn more: https://t.co/BnMYLualH1

— WhatsApp (@WhatsApp) 3 de novembro de 2022

O mesmo pode ser dito de grupos de pais no WhatsApp, podendo ficar agrupados agora numa mesma comunidade dedicada à Escola, entre outras possibilidades.

Essencialmente, é uma nova forma de os participantes e integrantes de grupos de WhatsApp diferentes encontrarem outros utilizadores e outros grupos com gostos e temáticas similares o suficiente para encaixarem na mesma Comunidade.

As Comunidades são feitas de Grupos de WhatsApp

🤝 How can I create a Community? Communities are made up of groups — start by adding existing groups or even creating new ones. To make a Community, open WhatsApp > tap Communities icon > New Community Learn more about creating a Community here: https://t.co/yG1Ev3yXFc

— WhatsApp (@WhatsApp) 3 de novembro de 2022

Tal como clarifica a própria plataforma, uma comunidade consiste num conjunto de grupos de WhatsApp. Assim, para criar uma nova comunidade temos que adicionar grupos existentes, ou simplesmente criar novos grupos.

Em seguida, aceder ao novo ícone das Comunidades - Nova Comunidade, adicionar os grupos que a vão compor e acrescentar as informações relevantes para a sua formação.

🙋 How do I add people to my Community? As admin, you can add people to your Community with a simple link 🔗 Easily share this link to new and existing groups. To start, open your Community > tap more options > tap invite members. Learn more here: https://t.co/puTWb7rQr0

— WhatsApp (@WhatsApp) 3 de novembro de 2022

Importa frisar que esta tarefa recairá sobretudo nos administradores atuais de grupos existentes do WhatsApp. Estes gestores poderão facilmente adicionar pessoas a diversos grupos com a partilha dos Links de acesso aos mesmos, tudo a partir da nova aba Comunidade.

Em suma, temos agora a possibilidade de criar novos grupos a partir de Grupos de WhatsApp existentes. Aliás, muito à semelhança do que já encontramos nos servidores de Discord.

📚 If you'd like to become a Community admin and want to learn more about creating a Community, check out our Community Learning Center here: https://t.co/6ufHGHEhVe

— WhatsApp (@WhatsApp) 3 de novembro de 2022

Por fim, passamos também a ter a figura de Administrador da Comunidade, com funções similares às dos atuais administradores de grupo na app de mensagens.

Vale ainda frisar que a disponibilização desta novidade, após meses de teste, está atualmente em curso através da App Store, para iOS, Google Play Store, para Android e para a versão desktop, sempre online, de modo gradual e faseado.

Welcome to Communities 👋Now admins can bring related groups together in one place to keep conversations organized.Organized. Private. Connected 🤝 pic.twitter.com/u7ZSmrs7Ys

— WhatsApp (@WhatsApp) 3 de novembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.