WhatsApp recebe excelente novidade de combate ao spam

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A evolução do WhatsApp é constante e impressionante com o volume de novidades que a plataforma recebeu ultimamente. Agora, numa próxima atualização para a app, o objetivo é reforçar o combate ao flagelo do spam.

Em causa está a possibilidade de silenciar todas as chamadas recebidas de origem desconhecida. Com esta opção ativa, só chamadas recebidas da tua lista de contactos terão o poder de emitir um alerta audível.

WhatsApp implementa silenciamento de chamadas de contactos desconhecidos

Como recorrentemente, a novidade foi partilhada publicamente pela WABetaInfo. Sempre atenta às novidades do WhatsApp, esta fonte conta-nos agora o que esperar do reforço ao combate de spam desenvolvido pela Meta.

WhatsApp Calls

Esta ferramenta foi descoberta na versão beta do WhatsApp para Android. Tal como se observa pela imagem partilhada, a novidade está na implementação da possibilidade de silenciar chamadas de origem desconhecida.

O seu funcionamento é bastante simples. Sempre que um número não pertencente à tua lista de contactos no WhatsApp ligar-te, não será emitido um sinal de alerta audível.

Ainda assim, essa chamada constará do registo de chamadas recebidas, bem como das tuas notificações. Ou seja, continuarás a saber que aquela chamada aconteceu, mas não serás alertado para tal imediatamente e de forma audível.

O objetivo primordial da Meta com a implementação desta novidade no WhatsApp é proteger os seus milhões de utilizadores diários. Este é um dos métodos preferidos dos meliantes para abordar pessoas e tentar roubar-lhes informações sensíveis.

Esta é uma novidade muito interessante para o utilizador comum, mas poderá acarretar alguns efeitos menos positivos para empresários. Aqueles que têm o seu número de contacto exposto publicamente na esperança de que novos clientes cheguem até eles.

Neste cenário, o silenciamento de chamadas de desconhecidos impedirá que empresários saibam quando alguém novo lhes liga. Em todo o caso, saberão disso sempre que consultarem o seu registo de chamadas ou notificações.

Ainda não sabemos quando é que esta novidade será disponibilizada para todos os utilizadores do WhatsApp. Por enquanto, está visível apenas na sua beta para Android.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.