WhatsApp recebe a função mais esperada do ano em Android e iOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A possibilidade de editar mensagens enviadas através do WhatsApp está prestes a chegar aos utilizadores da app. Após o anúncio do seu desenvolvimento, tornar-se-ia numa das funções mais esperadas do ano para a aplicação em Android e iOS.

Agora, ao que tudo indica, após várias semanas de desenvolvimento, pouco faltará para a sua efetiva chegada à versão estável da app de mensagens do grupo Meta. Com efeito, a empresa norte-americana fez saber que a sua distribuição estará agora em curso.

Atualiza já o teu WhatsApp em Android ou iOS (iPhone)

WhatsApp

Entre as mudanças e novidades a chegar à plataforma de mensagens e comunicações instantâneas, esta é provavelmente a mais significativa dos últimos meses. Trata-se de uma possibilidade bastante requisitada pelos utilizadores que agora se materializa.

Aliás, tal como a possibilidade de apagar uma mensagem enviada através dos chats de grupo, temos agora, já em distribuição, a possibilidade de editar uma missiva enviada. Note-se, aliás, que a função está a chegar aos utilizadores Android e iOS (iPhone).

Edição de mensagens abre novos horizontes no WhatsApp

A nova função é um sonho tornado realidade para alguns utilizadores e um pesadelo para outros. Por um lado, poderemos assim corrigir erros ortográficos ou de sintaxe quando necessário, algo cujas vantagens são plenamente aceites e inegáveis.

WABetaInfo

Todavia, no revés da moeda temos o potencial para se gerarem alguns mal-entendidos ao se alterar posteriormente o teor da comunicação. Não obstante, tal como apontou a publicação WABetaInfo, as novidades chegam gradualmente aos utilizadores.

Importa frisar, porém, que ao editar uma mensagem previamente enviada no WhatsApp, esta sinalizará que se trata disso mesmo, uma mensagem editada. Muito à semelhança, aliás, daquilo que já é aplicado pelo grupo Meta no Facebook, por exemplo.

Porém, para os utilizadores o único indício de que uma mensagem foi alterada / editada será esse aviso supracitado. Ou seja, nem os administradores dos grupos de WhatsApp terão acesso ao histórico da mensagem em questão.

Distribuição em curso para os utilizadores do WhatsApp

A partir de agora é assim uma questão de tempo até que a funcionalidade chegue a todos os utilizadores. Note-se, porém, que a empresa é conhecida por ativar as novidades via server side. Ou seja, parte das melhorias são disponibilizadas pela própria empresa independentemente da versão da aplicação e plataforma.

De qualquer modo, aconselho os utilizadores do WhatsApp a manter as respetivas aplicações atualizadas via Google Play Store, para Android e App Store, para iOS (iPhone).

Por fim, a efetiva chegada destas novidades poderá demorar algumas semanas ou meses, só o tempo o dirá. Entretanto, temos também outras melhorias a chegar de forma gradual à app de mensagens.

📝 WhatsApp for iOS 23.5.77: what's new?After announcing voice status updates within the official changelog on the App Store, WhatsApp is now rolling out the ability to extract text right out of an image to everyone!https://t.co/tkehS2T6pl

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 16 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.