WhatsApp prepara novidade que promete ser imprescindível

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A constante evolução que observamos no WhatsApp beneficia sempre o utilizador e isso está, uma vez mais, bem patente no novo recurso prestes a chegar à plataforma. Em causa, a possibilidade de editar mensagens enviadas aos nossos contactos.

Esta é uma das novidades atualmente em fase de testes e que em breve será disponibilizada a todos os utilizadores da plataforma detida pela Meta. Uma opção que irá mudar radicalmente a experiência de utilização desta aplicação.

📝 WhatsApp beta for iOS 23.4.0.72: what's new?• WhatsApp keeps working on the ability to edit messages, for a future update of the app!• This is a bug fixes update that addresses a crash when playing videos within chats and status.https://t.co/WTW1s1LQ3O

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 22 de fevereiro de 2023

Edição de mensagens enviadas é o novo recurso a implementar no WhatsApp

Como em muitas outras ocasiões, a novidade é avançada pela publicação WABetaInfo. Estamos perante uma entidade que se dedica a estuda o futuro do serviço WhatsApp e é fonte assídua na revelação das novidades a implementar nas suas aplicações.

Desta feita, ao observar a compilação de teste 23.4.0.72 para o sistema operativo iOS, depararam-se com a possibilidade de editar mensagens enviadas. Um recurso que será, indubitavelemente, de grande utilidade para todos os utilizadores.

Atualmente, caso te enganes a escrever uma mensagem, podes sempre apagá-la e reenviar o texto correto. Com a implementação desta ferramenta de edição, tal deixará de ser necessário, podendo simplesmente editar qualquer erro constante na mensagem enviada.

WhatsApp

A captura de ecrã acima serve de prova documental para a existência e respetiva fase de testes desta funcionalidade. Nela podemos, inclusivamente, observar como o seu modo de operação.

Como se observa na imagem partilhada, sempre que uma mensagem for editada, o recetor será notificado do sucedido. Um aviso será colocado imediatamente abaixo de qualquer mensagem que se enquadre nesse paradigma de modo a assegurar toda a transparência entre os envolvidos.

A publicação WABetaInfo nota ainda que a possibilidade de edição de mensagens aplicar-se-á apenas ao texto. Caso envies algum ficheiro de multimédia (fotografia ou vídeo) não será possível editar a sua legenda.

Isso não significa que essa opção não venha a ser implementada no WhatsApp. Sabe-se apenas que tal não fará parte do próximo leque de novidades para a plataforma, não impedindo que tal seja implementado futuramente.

Embora esta opção tenha sido descoberta na beta do WhatsApp para iOS, os utilizadores Android não devem desanimar. Há uma forte probabilidade de esta opção ser igualmente disponibilizada para essa plataforma muito em breve.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.