WhatsApp prepara novas apps para Windows e macOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é a maior plataforma de comunicações instantâneas da atualidade com mais de dois mil milhões de utilizadores mensais ativos, de acordo com a Statista. Parte do seu sucesso deve-se à conveniência desta app de mensagens, para a qual contribui a disponibilidade em todas as plataformas, com apps para dispositivos móveis Android, iOS, bem como para Windows e macOS.

Alvo de constantes melhorias, o WhatsApp, parte integrante do grupo Meta (ex-Facebook), prepara agora uma nova aplicação para computadores Windows e macOS. O melhor de tudo? Podemos já ver o novo aspeto deste programa para ambos os sistemas.

Este é o primeiro olha à nova app do WhatsApp para Windows

Foi, com efeito, graças à publicação italiana Aggiornamenti Lumia que ficamos a conhecer, previamente, o aspeto de ambos os programas para os dois sistema. Vemos, aliás, uma animação (gif) para cada uma das principais plataformas de computação.

Sobretudo para os utilizadores Windows esta é uma excelente novidade uma vez que terão uma aplicação / programa completamente novo. Importa não confundir o programa / aplicação WhatsApp com a versão Web do serviço de mensagens, disponível via browser.

Será um grande avanço face à aplicação atual que mais não é que a aplicação para dispositivos móveis adaptada ao grande ecrã dos computadores. Assim, teremos, com efeito, uma app criada de raiz para computadores Windows, bem como para macOS.

A nova app foi criada de raiz para computadores Windows e macOS

A fonte em questão divulgou várias capturas de ecrã, bem como GIF's que nos permitem ver a futura aplicação. Note-se que estamos perante uma aplicação do WhatsApp UWP (Universal Windows Platform) que segue os princípios de design do Windows 11.

Temos, por exemplo, alguns painéis semi-transparentes, bem como um aspeto geral mais limpo. A aplicação funcionará, inclusive, com a janela fechada, continuando a receber notificações de novo conteúdo e arrancará praticamente de imediato, sem delay.

Teremos também um total de 6 categorias nas Definições, a saber: 1. Geral, 2. Conta, 3. Conversas, 4. Notificações, 5. Armazenamento, 6. Ajuda.

A aplicação para macOS do WhatsApp chega em breve

Atualmente é possível testar esta aplicação para Windows, tal como aponta a publicação WABetaInfo) na publicação acima. Por fim, a mesma publicação sugere que, muito em breve, também teremos uma nova aplicação para computadores Apple macOS.

Note-se ainda que, de momento, não sabemos exatamente quando é que chegará publicamente a nova aplicação para ambas as plataformas. Aguardamos, contudo, pela distribuição da versão estável e final ao longo dos próximos meses para Windows e macOS.

Editores 4gnews recomendam:

  • 3 (bons) smartphones Xiaomi agora mais baratos na Amazon
  • Apple iPhone 14 promete recuperar a opção favorita dos utilizadores em 2022
  • Google Pixel Fold: as razões para o abandono do smartphone dobrável
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.