WhatsApp prepara este excelente trunfo para a app Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp prepara-se para integrar uma nova função excelente capaz de melhorar as capacidades de comunicação a estrear na sua aplicação para Android. Em todo o caso, o grupo Meta (ex Facebook) também a deverá fazer chegar à aplicação para iOS (iPhone).

Em causa está a possibilidade de formatar o texto antes de enviar a mensagem. Desse modo poderemos expressar melhor as nossas emoções transpostas em texto, o que não é de todo fácil em algumas situações e que pode, inclusive, gerar alguns mal-entendidos.

Poderás formatar o texto nas mensagens do WhatsApp para Android

WhatsApp Android

A possibilidade de formatar o texto antes de enviar a mensagem, na aplicação para Android, foi encontrada na mais recente versão beta (versão de testes) para esta plataforma. Em causa estão possibilidades avançadas de edição e formação do texto na aplicação.

De modo similar, também na aplicação e rede social X (ex Twitter), a possibilidade de editar e formatar o texto ficou disponível no seu plano de subscrição (plano pago). Em simultâneo, também na aplicação / serviço Google Keep (notas) já temos esta possibilidade.

O utilizador terá assim mais hipóteses de colocar o devido peso e ênfase nas mensagens de texto a enviar por WhatsApp. Para já, contudo, temos que esperar pelo fim da fase de testes até que fique disponível, finalmente, para ambas as plataformas.

Mais possibilidades de expressão a chegar às mensagens do WhatsApp

📝 WhatsApp beta for Android 2.23.21.3: what's new?WhatsApp is working on new text formatting tools for messaging, and this feature will be available in a future update of the app!https://t.co/h8Otm7ABqs pic.twitter.com/zDSwomQ90H

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 3 de outubro de 2023

Os utilizadores da versão de testes para Android, na versão 2.23.21.3, já podem começar a usar estas novas possibilidades de expressão para a app. Estes recursos serão úteis, por exemplo, numa conversa em que queiramos colocar uma ênfase própria.

Na prática, poderemos utilizar algum negrito para colocar maior peso num determinado ponto de uma mensagem. Sucintamente, teremos um editor de formatações do texto, tal como fica evidente pela captura de ecrã apresentada em seguida.

WhatsApp Android

Exemplos de comandos para aplicar a formatação de texto nas mensagens do WhatsApp.

Na prática, para aplicar as formatações de texto o utilizador necessitará de aplicar determinados comandos ou sinais antes da mensagem a enviar. Algo tão simples como colocar duas aspas ou asteriscos antes do texto a formatar.

Note-se que, para já, é provável que não nos surja sequer esta possibilidade na aplicação para Android, nem mesmo para iOS. No entanto, será agora uma questão de tempo até que os novos comandos de formatação e edição sejam disponibilizados.

Por fim, a plataforma não especificou uma data para a distribuição desta nova funcionalidade. Até lá, podemos testar estas capacidades na versão beta para Android.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.