WhatsApp para Android traz as novidades mais pedidas pelos utilizadores!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O mais recente design geral da interface desta aplicação de mensagens para Android elimina o verde da barra superior do WhatsApp para Android. Em simultâneo, temos também novos ícones presentes no menu das definições e configurações da aplicação, bem como no ecrã de informação de um determinado chat.

Em causa está a mais recente alteração ao aspeto visual e funcional do WhatsApp para Android, uma das alterações mais significativas após o início da disponibilização global dos canais. A propósito, em Portugal este recurso continua limitado aos Canais de celebridades e páginas mais famosas, mas deverá chegar também ao grande público.

WhatsApp para Android vai mudar de aspeto nos próximos dias

WhatsApp Android
O novo design geral da aplicação WhatsApp para Android.

O grupo Meta está atualmente a trabalhar no design e aspeto geral de todas as suas aplicações, do Instagram ao Facebook. Assim, após a mudança e atualização de aspeto para o WhatsApp na sua versão Web, agora também podemos ficar a conhecer a interface para Android a chegar à aplicação no decurso dos próximos dias.

Tal como avança a publicação WABetaInfo, a nova versão com o número de compilação 2.23.20.10, traz efetivamente novos ícones. Há também um suavizar do ecrã geral (Home) com a remoção da barra superior em verde, a cor dominante em toda a aplicação.

Atualização já disponível para a app de mensagens na versão Beta

📝 WhatsApp beta for Android 2.23.20.10: what's new?WhatsApp is working on an improved interface by introducing new icons and colors, and it will be available in a future update of the app!https://t.co/ld4DbHtdg2 pic.twitter.com/TFmMXhjzVs

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 26 de setembro de 2023

Tal como podemos observar pelas capturas de ecrã que ilustram esta peça, a plataforma trabalha agora num visual mais leve para a aplicação propriamente dita. Note-se que este mesmo visual deve agraciar, também, o sistema operativo iOS da Apple.

Em todo o caso, temos assim menos tons verdes no ecrã inicial da aplicação para Android, além de um novo leque de ícones para nos ajudar a navegar pelo menu das definições. Teremos também novos ícones visíveis no menu de mais informações de um Chat.

IA permitirá criar autocolantes inteligentes para o WhatsApp

Let's explore AI ✨• AI stickers: You can now create a custom sticker that represents a thought or idea that’s just right for your chat.• AI chats: With Meta’s AIs, you can ask any question to find out more about topics or try and settle a debate in your group chat,… pic.twitter.com/nektDvZcS1

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 27 de setembro de 2023

O visual a ser aplicado estará disponível tanto no Tema Claro como no Tema Escuro, tal como fica bem notório pelas imagens. Em todo o caso, é agora uma questão de tempo até que as novidades cheguem à versão estável da aplicação.

Entretanto, temos novos recursos de criação de autocolantes inteligentes e animados para usar nesta aplicação. Algo que resultará da aplicação da Inteligência Artificial às ferramentas generativas a ficar disponíveis nesta app de mensagens.

Em simultâneo e por fim, temos outros recursos também a chegar com as versões de teste desta aplicação como os novos tipos de notificações que poderemos selecionar nas Definições.

📝 WhatsApp beta for Android 2.23.20.13: what's new?WhatsApp is rolling out a new notification within the app settings to assist users in creating a new group chat, and it is available to some beta testers!https://t.co/jGGjCpQpmw pic.twitter.com/RQfKSFIf7u

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 28 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.