As passwords estão a ser gradualmente descontinuadas por várias entidades em prol de soluções mais cómodas e, acima de tudo, mais seguras. O WhatsApp é uma das apps que se junta a este movimento com o anúncio do suporte para as passkeys.
Esta revelação chega no seguimento de um anúncio feito pela Google na semana passada. Socorrendo-se dos mecanismos introduzidos pela gigante das pesquisas, a plataforma de comunicação da Meta coloca um novo método de autenticação ao dispor dos seus utilizadores.
Chaves de acesso são a nova forma de autenticação permitida no WhatsApp
Foi através da rede social X que o WhatsApp anunciou a chegada do suporte para as chaves de acesso. Esta é a tecnologia que muitos vêm como a natural substitua das palavras-chave, uma solução mais simples e segura para todos.
Esta funcionalidade chegará aos utilizadores Android do WhatsApp, oferecendo um novo método de autenticação para as suas contas. Este existirá em paralelo com os tradicionais mecanismos de login, o que significa que a verificação de dois fatores ou por impressão digital continuarão disponíveis.
Com as passkeys ou chaves de acesso, os utilizadores do WhatsApp poderão usar o método de desbloqueio do seu smartphone para entrar na app. Ou seja, poderás usar a tua face, impressão digital ou PIN como método de acreditação para entrar nesta aplicação.
As informações biométricas das tuas chaves de acesso serão armazenadas no gestor de passwords da Google. Graças a este detalhe, será possível utilizar essas informações de segurança noutros dispositivos que tenham a tua conta Google configurada.
Embora o WhatsApp já tenha confirmado a disponibilização desta funcionalidade, a mesma ainda não se encontra disponível na última versão estável da aplicação. Está, por enquanto, apenas presente na versão v2.23.21.12 beta desta app de comunicações.
Pelo que podemos ver nessa versão do WhatsApp, será adicionada uma nova opção nas Definições da app que permitirá definir a tua chave de acesso. Essa opção poderá ser encontrada no menu Conta.
Resta ainda saber como irá o WhatsApp disponibilizar as chaves de acesso aos utilizadores. Os seus responsáveis ainda não esclareceram se esta opção chegará através de uma atualização para a app ou se por uma atualização no servidor.
Editores 4gnews recomendam: