WhatsApp no iPad? CEO da empresa adoraria ter esta app já disponível

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

"As pessoas querem uma aplicação do WhatsApp para iPad há bastante tempo", aponta Will Cathcart, o responsável máximo da plataforma de comunicações instantâneas. "Adoraríamos fazê-lo", acrescenta o executivo da app de mensagens gratuita.

As revelações feitas pelo homem forte do WhatsApp foram feitas à publicação The Verge durante uma entrevista cedida durante a mais recente campanha de marketing deste serviço. Todavia, não é novidade que a empresa Meta, grupo detentor da plataforma em questão, esteja interessado no desenvolvimento desta nova app após a mesma ter sido disponibilizada para iOS (iPhone).

O WhatsApp pode chegar ao iPad num futuro próximo

Em primeiro lugar importa clarificar que não, não é oficial a chegada da app do WhatsApp para iPad. Há, contudo, um desejo do seu responsável máximo em trazer também esta plataforma de comunicações para os tablets da Apple e respetivos utilizadores.

Apesar de os utilizadores terem vindo a pedir esta aplicação há vários anos, até ao momento tal não se materializou. Em causa estará uma versão adaptada para o formato de grande ecrã dos tablets que facilitasse a utilização do serviço de comunicações.

Aliás, tal como o Instagram para iPad, também uma versão do WhatsApp para os tablets da Apple estão na lista de desejos dos utilizadores. No entanto, Will Cathcart não confirmou o seu desenvolvimento nem qualquer data precisa para tal.

Will Cathcart não se compromete com datas para a app iPadOS

Colhendo o seu testemunho prestado ao portal The Verge, o executivo denota o trabalho já feito na tecnologia que torna possível o suporte para vários dispositivos. Aliás, essa é uma das prioridades do WhatsApp com os primeiros frutos a surgir em 2021.

"Trabalhamos muito na tecnologia que suporta múltiplos dispositivos. A nossa web app e as nossas aplicações de desktop já permitem isso mesmo. Se tiver esta opção ativa (multi dispositivos) posso desligar o meu smartphone abdicar da minha ligação de rede e, mesmo assim, receber mensagens no meu ambiente de trabalho. Isso seria deveras importante para uma app para tablet, para poder usar a app mesmo que o telefone não esteja ligado. Ou seja, a tecnologia subjacente está lá.", disse Cathcart.

A que se deve a demora? À encriptação aplicada pelo WhatsApp

Ainda que a causa específica não seja apontada pelo executivo, é dito que a forma como é aplicada a encriptação às mensagens e conteúdo da plataforma, a sincronização de conversas entre dispositivos e a Web tem sido impossível até ao momento.

Ou seja, se o dispositivo principal, por norma o telefone onde está instalado o WhatsApp não tiver acesso à Internet, os demais dispositivos com a mesma conta, então o cliente de desktop não pode funcionar.

Assim sendo, até ao momento podemos ativar esta opção na versão beta do WhatsApp. Uma funcionalidade que nos permite sincronizar a conta do WhatsApp com até quatro dispositivos em simultâneo.

Este processo assenta em identificadores únicos para cada dispositivo sincronizado, uma chave criptográfica de cada conta, sincronizada com os servidores de WhatsApp. Existindo, contudo, esta tecnologia de sincronização, uma aplicação para iPadOS não está efetivamente fora das possibilidades que podem estrear em 2022.

Editores 4gnews recomendam:

  • Smartphones Xiaomi Redmi Note 11 podem chegar com esta falha em 2022
  • Xiaomi apresenta novo candeeiro que vais querer ter em Portugal
  • OPPO Reno7: versão global do smartphone revelada em novas imagens
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.