WhatsApp no computador recebe uma das melhores características da versão mobile

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A funcionalidade estava a ser testada apenas por alguns utilizadores há alguns meses, mas o WhatsApp anunciou que agora vai chegar a todos. Foi finalmente lançada a possibilidade de fazer chamadas de áudio e vídeo no WhatsApp a partir das suas aplicações para computador.

A funcionalidade começa assim a chegar aos utilizadores das apps de Windows e Mac, que passam a poder fazer chamadas de áudio e vídeo no WhatsApp nestas plataformas. Para já, existe uma limitação: apenas são permitidas chamadas entre duas pessoas. Além disso, a versão Web não tem direito à funcionalidade.

Chamadas com mais duas pessoas só chegam no futuro ao WhatsApp para computador

É importante referir, no entanto, que no futuro serão permitidas chamadas com mais pessoas, tal como acontece na versão mobile. E à semelhança das chamadas dessa versão, o WhatsApp promete segurança.

Deves ter em conta que estas chamadas no computador terão encriptação ponta a ponta. Ou seja, o Facebook não terá, teoricamente, acesso às tuas conversas por voz e vídeo, não indo estas parar aos seus servidores.

Embora chegue tarde, o WhatsApp pretende com esta funcionalidade capitalizar uma das maiores necessidades impostas pela pandemia de Covid-19: comunicar à distância das mais variadas formas.

É importante recordar como aplicações como o Zoom se tornaram muito populares no cenário de confinamento. O que o Facebook tenta fazer aqui é apanhar algum desse comboio, mas para poder competir diretamente terá de ter chamadas de grupo.

É ainda importante realçar que chamadas a partir do computador já era uma realidade nos rivais do WhatsApp, o Signal e o Telegram. Esta novidade surge algumas semanas depois de o WhatsApp ter lançado as suas polémicas novas políticas de privacidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi Note 10 são oficiais: excelência chegou à gama-média
  • Google não usará outras ferramentas de tracking após o fim dos cookies
  • Oppo Find X3 Pro: todos os detalhes segredos em novos vídeos
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.