WhatsApp melhorará a tua segurança com estas novidades para a app de mensagens

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As melhorias de segurança foram sugeridas há cerca de um mês, materializando-se agora com amais recente atualização da app de mensagens para Android e iOS. São importantes reforços para a segurança dos dados e da conta de utilizador do WhatsApp.

Temos, desde logo, um sério reforço para a segurança e integridade das cópias de segurança efetuadas pelo WhatsApp, algo que já estava disponível desde a última versão beta (versão de testes) para dispositivos Android e que chega agora às versões estáveis.

O WhatsApp está mais seguro nas apps para Android e iOS

Enquanto plataforma líder de mercado, a responsabilidade do WhatsApp é acrescida, sobretudo nos últimos meses em que teve de recuperar a confiança do público. Recordamos, a propósito, as alterações polémicas à política de privacidade do serviço de mensagens.

De acordo com o relato e investigação efetuada pela publicação WABetaInfo, a plataforma aplica agora a criptografia às cópias e backups que efetuamos. Desse modo, também estes importares acervos de informação ficarão acautelados contra terceiros.

Mais concretamente, com a aplicação da encriptação às cópias de segurança dos dados aí contidos estarão a salvo de acessos não autorizados. Algo que estava em falta na plataforma usada por mais de dois mil milhões de utilizadores mensalmente.

A introdução da encriptação de ponta a ponta nos backups chegou com a versão 2.21.10.2 (beta) do WhatsApp para Android.

As cópias de segurança passam a estar encriptadas na Google Drive

Recordamos que estes ficheiros de backup são armazenados na cloud da Google, a Google Drive. Aí, caso se troque de smartphone podemos simplesmente recuperar este backup e ter o histórico de conversações de demais dados no novo dispositivo móvel.

Em segundo lugar, além da criptografia, temos também a possibilidade de proteger o acesso a estes ficheiros com uma palavra-passe. Desse modo, a segurança dos ficheiros aí contidos será redobrada com estes dois mecanismos de segurança.

O utilizador que queria restaurar uma cópia de segurança do WhatsApp terá que escrever a sua password ou código de segurança para ter acesso à mesma. Só assim poderá importar o backup armazenado na Google Drive para o novo telefone.

Há mais novidades a caminho do WhatsApp para Android e iOS

A par destas melhorias de segurança, como aponta também a WABetaInfo, o WhatsApp trabalha ainda em mais opções de acessibilidade e, neste caso, na busca de autocolantes. Algo que facilitará esta tarefa para os utilizadores da app.

Esta última novidade estará disponível na app para Android e iOS, estando de momento a ser desenvolvida.

Editores 4gnews recomendam:

  • Depois de Coimbra, Xiaomi já tem cidade para a nova Mi Store Portugal
  • Samsung Galaxy S21 FE: novas informações do smartphone que vais querer ter!
  • Xiaomi prepara lançamento de novo Redmi Note 10 com olhos no futuro
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.