WhatsApp lança os Canais: uma nova forma de seguires aquilo que te interessa

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Através do seu blog oficial, o WhatsApp anunciou a disponibilização dos Channels ou Canais. Tal como é referido na publicação em causa, esta é uma nova forma dos seus utilizadores manterem-se informados sobre os temas que realmente lhes interessam.

Os Canais do WhatsApp são uma forma simples, confiável e privada de receberes informações de pessoas ou organizações relevantes nesta app de comunicações. Com efeito, algo muito similar à categoria com o mesmo nome disponível no seu rival Telegram.

Canais são a mais recente novidade a chegar ao WhatsApp

Os Canais são a mais recente ferramenta disponível para que pessoas ou organizações possam manter os seus seguidores sempre informados. Através deles será possível partilhar texto, fotografias, vídeos, autocolantes ou votações.

Para que cada Canal possa ser descoberto por qualquer utilizador, o WhatsApp implementará uma ferramenta de pesquisa. Deste modo, os milhões de utilizadores poderão encontrar facilmente os seus Canais favoritos ou descobrir novos que se alinhem com os seus interesses.

Esta não será a única forma de te juntares a um Canal do WhatsApp. Estará igualmente disponível um sistema de convites para que os administradores possam difundir os seus canais através dos seus contactos, por email, sites ou redes sociais.

Aos administradores será concedido o poder de decidir quem se pode juntar aos seus Canais. Aliás, estes terão o poder de decidir se os seus canais estarão visíveis através da diretoria de pesquisa que o WhatsApp preparou.

WhatsApp Canais

A privacidade é um tema importante para os responsáveis pelo WhatsApp. Com efeito, os administradores não terão o seu número de contacto ou fotografia de perfil disponível no seu canal, assim como os seus seguidores.

Importa sublinhar que os administradores poderão impossibilitar o reencaminhamento das suas publicações, assim como as capturas de ecrã. Um reforço de privacidade para as informações partilhadas e para os participantes dos seus canais.

Encriptação de ponto a ponto não está disponível nos Canais

O WhatsApp clarifica que a encriptação de ponto a ponto não estará disponível nos Canais por defeito. No entanto, essa é uma opção que está a ser estudada pela equipa e que poderá ser disponibilizada no futuro, caso se justifique.

A plataforma detida pela Meta acredita que as informações partilhadas nos Canais não necessitam de estar disponíveis para sempre. Assim sendo, definiram um período de 30 dias para que as publicações permaneçam visíveis, mas estão a estudar formas de reduzir esse período.

Nesta fase inicial, os Canais do WhatsApp estarão disponíveis apenas na Colômbia e Singapura. Neles começará o período de construção, aprendizagem e adaptação desta experiência, mas mais países irão juntar-se aos eleitos nos próximos meses.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.