WhatsApp já tem (finalmente) vídeos em HD para todos!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O WhatsApp passa agora a permitir enviar vídeos em alta qualidade através da sua plataforma de comunicação instantânea. Meses após introduzir uma função similar para o envio de imagens e fotografias, os vídeos em HD chegam agora a todos os utilizadores!

Basta atualizar a aplicação do WhatsApp para Android e / ou para iOS (iPhone) através da Google Play Store, ou da App Store, respetivamente, e tirar partido desta novidade. O seu uso é particularmente simples ou intuitivo, tal como mostraremos em seguida.

Envio de Imagens e Vídeos em HD disponível para todos os utilizadores

crisp and clear and sent in chat. we’re rolling out HD videos on WhatsApp. pic.twitter.com/J6fsGdqPIv

— WhatsApp (@WhatsApp) 6 de setembro de 2023

A introdução desta novidade já há muito que era pedida pelos utilizadores, sendo também algo que já vinha a ser testado nas versões beta desta mesma plataforma do grupo Meta (ex Facebook). Agora, está também disponível em Portugal.

O anúncio foi feito pela própria plataforma de comunicação instantânea, dando a conhecer as novas possibilidades de comunicação através da sua aplicação.

É ideal para partilhar os melhores momentos com a família e amigos, agora com mais qualidade, sendo um bom recurso a chegar finalmente à plataforma e a unificar a experiência de utilização no envio de imagens e vídeo.

Android e iOS já receberam esta novidade em Portugal

Exatamente quanta mais qualidade? Bom, é fácil apurar o diferencial uma vez que o próprio WhatsApp divulga as dimensões dos vídeos em HD e vídeos em SD ou qualidade padrão. Mais concretamente, temos o padrão HD com 960 x 1280 pixeis, ao passo que padrão SD mantém-se nos 640 x 864 pixeis.

Tal como tentamos demonstrar abaixo, o utilizador verá um aviso quando um determinado vídeo não tiver a necessária qualidade mínima para ser enviado como HD. Por outro lado, quando essa qualidade de gravação estiver presente, passamos agora a ter este controlo da compactação do conteúdo para envio através da app em questão.

WhatsApp Android iOS
Exemplo da interface de envio de vídeos com novo controlo de qualidade.

Acima podemos ver a justaposição do envio de dois vídeos distintos através do WhatsApp, um no padrão SD, outra em HD. Nota que o padrão de maior qualidade variará consoante o formato de gravação original, oscilando também no tamanho do arquivo.

Aliás, o WhatsApp também indica o peso total de cada envio nos diferentes padrões de qualidade para que o utilizador possa gerir melhor o seu tráfego de dados, por exemplo. Em todo o caso, esta informação está presente quer para o envio de vídeos, quer para imagens e fotografias.

Basta atualizar a app de mensagens e tirar partido das novidades

Por fim, a disponibilidade global desta novidade para o WhatsApp foi confirmada pela própria plataforma, bem como pela publicação dedicada WABetaInfo. Ou seja, está na hora de atualizarem a vossa app de mensagens e desfrutar das melhorias!

WhatsApp just announced that the ability to send high resolution videos is now widely rolling out to everyone on iOS and Android! https://t.co/tKX1bCmnw5

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 6 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.