WhatsApp já permite migrar histórico de mensagens para o iPhone ou para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A maior dificuldade ao trocar de telemóvel e alternar entre sistemas operativos da Google ou Apple era a manutenção de todas as mensagens do WhatsApp. Isto é, ao trocar de Android para iPhone (iOS), recuperar o histórico de mensagens trocadas através da plataforma WhatsApp era, salvo raras exceções, impossível.

A plataforma de comunicações instantâneas deu agora a conhecer o suporte oficial para a transferência total das conversas, o histórico de mensagens, entre as plataformas Android e iOS (e vice-versa). Assim sendo, se tens um iPhone e queres mudar para Android não perderás as mensagens trocadas via WhatsApp. Se tens um iPhone e queres deixar o teu Android, verifica-se o mesmo.

Transfere todo o histórico de mensagens do WhatsApp entre plataformas

A new way to keep the chats that mean the most 📱📲 Today, you’ll have the ability to transfer your entire chat history from Android to iOS and vice versa. Now you have the freedom to switch to and from your preferred devices.

— WhatsApp (@WhatsApp) 20 de julho de 2022

Todas as informações do perfil de utilizador. A tua imagem de perfil e atualizações do Status. Todos os chats privados, bem como os chats de grupo e salas de conversação no WhatsApp. Tal como usufruis da plataforma num sistema, passarás a ter exatamente tudo no outro sistema, seja ela da Apple ou da Google.

A garantia é agora dada pela plataforma integrante do grupo Meta (ex-Facebook), vindo assim dar resposta às necessidades dos utilizadores. Note-se que esta era uma das necessidades mais comuns dos utilizadores que pretendiam migrar de plataformas mas acabavam por perder, sempre, alguns detalhes e informações.

Migração rápida e simples entre Android e iOS e vice-versa

WhatsApp

Para fazer a transferência entre Android e iOS, ou iOS e Android, necessitamos de um iPhone a correr o iOS 15.5 ou mais recente, bem como um Android com o sistema Android 5.0 ou mais recente. Os critérios estão presentes nas FAQ do próprio WhatsApp.

Para além disso, o dispositivo Android tem que ter a versão 2.22.7.74 do WhatsApp (ou mais recente). Já para o dispositivo iOS a versão do WhatsApp instalada tem que ser a 2.22.10.70 ou mais recente. Mais ainda, o iPhone tem que ser novo, ou após uma reposição de fábrica, verificando-se o mesmo com o smartphone Android.

Por fim, temos que usar o mesmo número de telemóvel em ambos os dispositivos, com os dois ligados à mesma rede Wi-Fi, além de estarem ligados à carga / carregador.

Passa (quase) tudo entre plataformas Android e iOS ou iOS e Android

Find out how here ➡️ https://t.co/Kz0SQOIQlb

— WhatsApp (@WhatsApp) 20 de julho de 2022

O procedimento de transferência integral da conta e histórico do WhatsApp entre plataformas conta com mais passos, já elucidados na página de FAQ do serviço. De qualquer modo, este é um procedimento que demorará o seu tempo e que implica alguma paciência.

Note-se que de momento não é possível transferir o histórico de chamadas e nome apresentado na conta de utilizador, sendo este último preenchido na nova instalação / transferência.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.