Vivo X80 Pro Review: câmara excecional e experiência premium

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 12 min.

A Vivo pode ser uma fabricante de smartphones pouco conhecida para muitos na Europa. Mas é das marcas mais inovadoras deste segmento, e uma das que mais vende smartphones a nível global. Recentemente lançou na Europa o Vivo X80 Pro, um smartphone que certamente te vai fazer lembrar o nome Vivo.

Estive em Berlim para assistir à apresentação deste equipamento no evento ‘Xpedition’, e fiquei simplesmente maravilhado. A marca estabeleceu uma parceria com a histórica Zeiss para tornar as suas câmaras ainda melhores, e os resultados são simplesmente impressionantes.

O que te posso dizer à partida para esta análise, é que se este não é o smartphone com a melhor (e mais versátil) câmara no mercado, anda lá muito perto. E o melhor é que, além disso, chega com todas as características necessárias para ser um equipamento completo e conquistar qualquer utilizador. Abaixo segue a minha opinião após um mês a utilizar este ‘monstro’.

Vivo X80 Pro

Unboxing e primeiras impressões

Fiz o unboxing a este smartphone ainda em Berlim, no decorrer da apresentação do mesmo. E a experiência não poderia ser melhor. Até porque este conta com tudo o que vais precisar diretamente na caixa e uma experiência premium.

Além do próprio smartphone, na caixa do Vivo X80 Pro encontras a tarjeta para cartões SIM, uma capa traseira para proteger o equipamento, auriculares de fio com saída USB-C e um cabo de carregamento USB-C para USB-A. Mas não se fica por aqui.

Ao contrário de outros concorrentes, o Vivo X80 Pro chega com carregador incluído na caixa. E não é um carregador qualquer. É o carregador FlashCharge que te permite carregar o equipamento até 80 W para que nada te falte.

Vivo X80 Pro

Escolhas de design

Como sempre, o design é uma questão opinativa. Mas é difícil não ficar impressionado com as escolhas de design da Vivo no X80 Pro. Principalmente no que diz questão à traseira do equipamento e ao seu módulo de câmaras.

Este ocupa boa parte da zona superior traseiras, e tem em destaque as câmaras e o logo da ZEISS que mostra a orgulhosa parceria. É um módulo que vai dar nas vistas, e que deixa toda a gente a questionar-te que smartphone é este.

No restante a marca optou por nos entregar um equipamento com um ecrã curvo nas laterais interrompido apenas por um punch-hole para a câmara frontal. Os botões de ligar e desligar e de volume estão colocados do lado direito da moldura. É na parte inferior da moldura que encontramos a porta USB-C para carregamento, uma das colunas e a tarjeta para cartões SIM.

Vivo X80 Pro

Qualidade de construção

A qualidade de construção do Vivo X80 Pro é irrepreensível, como seria de esperar num equipamento desta faixa de preço. Na zona frontal temos o vidro curvo nas laterais, sendo que a moldura é construída em alumínio. É na parte superior dessa moldura que encontras a referência a “professional photography”.

Na parte de trás já mencionei o extenso módulo de câmaras que ‘grita’ premium, e que é acompanhado por uma traseira em vidro fosco. É aí, ao fundo, que discretamente vemos o logo da Vivo. Uma palavra para os botões que são sólidos e bastante clicáveis.

Ainda neste campo, há que destacar a certificação IP68. Esta certifica a proteção do smartphone contra poeiras e água, sendo que pode ser mergulhado até 1 metro e meio por 30 minutos. Em todo o caso, não é algo que tenha testado.

Vivo X80 Pro

Ecrã

Para quem gosta de números, trata-se de um painel AMOLED LTPO3 de 6,78 polegadas, resolução máxima de 1440 por 3200 pixeis (WQHD+) e taxa de atualização inteligente de até 120 Hz. A destacar ainda a taxa de resposta ao toque de 300 Hz, suporte para HDR10+ e um pico de brilho de 1500 nits. O terminal conta ainda com um aproveitamento de ecrã face ao corpo de 92,2%. Mas o que significam estes números todos?

É simplesmente um dos melhores ecrãs do mercado. Para quem gosta de ecrã curvos, é uma experiência verdadeiramente imersiva para o consumo de conteúdos multimédia, gestão de redes sociais ou simplesmente jogar no equipamento. As cores são vivas fieis à realidade. Se gostas de ecrãs grandes, é o equipamento ideal para ti.

No campo da segurança, neste ecrã temos um sensor de impressões digitais 3D ultrassónico. Posso dizer-te que este é simplesmente o melhor sensor de impressões digitais que vais encontrar num smartphone, à data de escrita.

Vivo X80 Pro

Cobre uma área de desbloqueio maior do que o habitual, e isso aumenta as suas potencialidades. Para começar, registar uma nova impressão digital exige apenas um toque (ao invés de vários). E ao lado desta, podes ainda adicionar apps da tua preferência para teres acesso rápido com a impressão digital. É também o mais rápido e o mais efetivo que já testei, pois nunca me falhou.

Tens também a opção de desbloqueio facial que podes ativar nas definições. Mas com um desbloqueio por um impressão digital tão efetivo, vi-me simplesmente a desativar o desbloqueio facial.

Qualidade de som

No campo do áudio, o Vivo X80 Pro chega com altifalantes estéreo que te proporcionam um áudio de topo de gama. Isto significa que temos uma experiência equilibrada, seja a consumir música, vídeo ou mesmo a jogar. Não são os melhores que já testei, mas cumprem muito bem.

O equipamento não conta com entrada para jack 3,5 mm, mas chega com auriculares com fios e saída USB-C incluídos na caixa. Além disso, vem equipa com Bluetooth 5.2 para uma experiência de áudio sem fios que achei imaculada.

Vivo X80 Pro

Performance / Desempenho

Há pouco a falar do desempenho do Vivo X80 Pro, e isso só são boas notícias para os consumidores. O Snapdragon 8 Gen 1 em conjunto com 12 GB de RAM LPDDR5 e armazenamento de 256 GB UFS 3.1 não deixam margem para quaisquer problemas.

O smartphone vai aguentar com todo o tipo de aplicações que possas querer instalar, sem problemas ou engasgos. A performance do equipamento é muito boa, como se espera de um topo de gama. Mas um problema geral de qualquer equipamento com o Snapdragon 8 Gen 1 é o sobreaquecimento. Este vai notar-se quando jogares alguns jogos mais pesados ao fim de algum tempo, como o Genshin Impact.

Interface / UI

O smartphone chegou-me às mãos com Funtouch OS 12, baseada no Android 12. Pode não ser a minha interface favorita no que ao design diz respeito, mas releva-se importante onde interessa: é bastante rápida e fluida, e a verdade é que nunca tive problemas.

Vivo X80 Pro

O smartphone chega com algumas aplicações pré-instaladas, mas bem menos do que estava à espera. Acaba por ser quase tudo facilmente desinstalável, tirando algumas aplicações da própria Vivo que nunca usei.

Câmara

Não há como escondê-lo: as câmaras traseiras são grande destaque do Vivo X80 Pro. Em Berlim toda a apresentação começou com o trabalho conjunto com a Zeiss, e as suas lentes com sete elementos que o tornam num equipamento ímpar.

Vivo X80 Pro

Comecemos por uma das características que mais me agradou. Chama-se Zeiss T* Coating, e basicamente ajuda a diminuir os reflexos nas lentes. Tenho um iPhone 13 Pro, que sofre bastante quando exposto a luz à noite de reflexos com as lentes. Pois bem, isso raramente acontece no Vivo X80 Pro que se porta excecionalmente bem neste campo.

Vivo X80 Pro
Fotografia capturada pelo Vivo X80 Pro. Imagem sem perda de qualidade

Este smartphone conta ainda com características que já te expliquei em mais detalhe no artigo de apresentação, como o ZEISS Cinematic Bokeh, Cinematic Video Bokeh, Gimbal Portrait Camera e Superb Night Camera.

Vivo X80 Pro
Fotografia capturada pelo Vivo X80 Pro. Imagem sem perda de qualidade

Trocando estes nomes por miúdos, o Cinematic Bokeh faz com que o smartphone simplesmente produza as melhores fotografias de retratos que já tirei com um smartphone. E com o modo Cinematic, consegues vídeos bastante cinematográficos, onde é possível brincar com a focagem e desfocagem de forma bastante interessante.

Vivo X80 Pro
Fotografia capturada pelo Vivo X80 Pro. Imagem sem perda de qualidade

Outro modo impressionante é Gimbal Portrait Camera, que te permite obter uma estabilização fenomenal na câmara principal. Ainda graças à estabilização por nivelamento, consegues que o horizonte te acompanhe nas filmagens, mesmo que rodes o smartphone a 360 graus.

Vivo X80 Pro
Fotografia capturada pelo Vivo X80 Pro. Imagem sem perda de qualidade

Quanto ao seu modo noite, não há como negá-lo: fornece imagens fantásticas. A juntar à qualidade deste, podes contar com um modo de Super Lua e Estrelado, que com a ajuda de um tripé te vão impressionar com os resultados.

Vivo X80 Pro
Fotografia capturada pelo Vivo X80 Pro. Imagem sem perda de qualidade

Quanto aos números, atrás temos um sensor principal de 50 MP GNV, abertura de f/1.57, com lentes 1G+6P. Este é acompanhado por uma super wide-angle de 48 MP IMX598 e abertura de f/2.2. Temos ainda uma câmara de 12 MP IMX663 f/1.85 equivalente a 50 mm com o já falado Gimbal Portrait. A fechar o ramalhete está uma câmara de 8 MP f/3.4 com zoom ótico de 5x e até hyper-zoom de 60x.

O modo retrato no Vivo X80 Pro
O modo retrato no Vivo X80 Pro. Imagem sem perda de qualidade

Como podes ver, os resultados são consistentes e de grande qualidade em todos os cenários. É um smartphone que podes levar contigo de férias e trazer com memórias que te vão agradar imenso. Os retratos ficam simplesmente fantásticos e o trabalho feito no modo noite também é de notar.

O que me deixou desiludido foi a câmara frontal de 32 MP. É pouco visível a estabilização em vídeo, que parece não ter estabilização eletrónica. Além disso, não filma a 4K. O que significa que se planeias fazer vlogs com esta, é de evitar. No entanto, as fotografias tiradas com a mesma não desiludem.

Pelo contrário, o grande destaque é mesmo a estabilização da câmara principal. Consegues mesmo fazer vídeos a correr, que estes vão parecer retirados de uma câmara de ação topo de gama. A focagem ainda pode melhorar em alguns momentos.

O zoom ótico de 5x é algo que gosto de ter, até para usar em situações como concertos. Quanto ao zoom de 60x digital, é bom tê-lo apenas por curiosidade. Não é aí que a marca pretende destacar-se, apenas cumprindo.

Bateria

No campo da bateria, o smartphone chega com 4700 mAh, carregamento com fios de 80 W e sem fios de 50 W. Destaque ainda para carregamento reverso e a inclusão do carregador de 80 W incluído na caixa (raro em topos de gama da atualidade).

Vivo X80 Pro

O smartphone consegue entregar uma autonomia para o dia inteiro facilmente, usando a taxa de atualização inteligente até 120 Hz e a resolução máxima a 1080p numa utilização média a intensiva. Mas caso queiras a resolução a 2K, vais notar que a autonomia numa utilização intensiva pode não te chegar para o dia dia inteiro.

A autonomia, como é óbvio, depende de utilizador para utilizador. E na minha utilização prefiro o ecrã 1080p com taxa de atualização variável, para ganhar autonomia. Até porque sinceramente não noto grandes diferenças para a resolução 2K neste tamanho de ecrã.

Caso tenhas de carregar durante o dia, estás safo. Com o carregador incluído, a marca promete de 0 a 100% um carregamento em 38 minutos. O que nos meus testes está muito perto da verdade. A destacar ainda o carregamento a 50 W (com o carregador da marca), que preenche a bateria na totalidade em pouco mais de 50 minutos (nos meus testes).

Com outros carregadores sem fios Qi, a velocidade será menor. Destaque ainda para o facto de poderes carregar outros dispositivos com o carregamento sem fios reverso.

Vivo X80 Pro

Qualidade/preço

As características gerais do Vivo X80 Pro colocam-no entre os melhores do mercado. Isso verifica-se na qualidade superior das suas câmaras traseiras e na panóplia de opções disponíveis. Também é notável pelo melhor sensor de impressões digitais que já usei, ecrã, construção e carregamento de 80 W.

No entanto, não é um equipamento perfeito. A qualidade sonora está a par com alguns dos melhores smartphones do mercado, mas não se destaca. E o facto de a câmara frontal gravar apenas 1080p a 30 fps e não ter estabilização, também me faz deixar de pé atrás nesse campo.

O Vivo X80 Pro terá um preço de 1299 € quando chegar ao mercado português. Para uma fabricante que precisa de cimentar a sua posição no nosso país, e apesar das qualidades do equipamento, é um preço elevado para quem está agora a chegar.

Vivo X80 Pro

Para quem é o Vivo X80 Pro

Este é o smartphone a escolher se queres aquela que é provavelmente a melhor experiência de câmaras traseiras no segmento Android. É aí onde a Vivo aposta grande parte das suas fichas, na parceria com a Zeiss, e na qualidade que daí sobressai. Mas como referi acima, terás de preparar bem a carteira para o fazer.

Pontos fortes do Vivo X80 Pro

  • Experiência de fotografia e vídeo fenomenal e repleta de opções
  • Modo cinemático e estabilização Gimbal nas câmaras impressiona
  • O melhor sensor de impressões digitais do mercado
  • Ecrã simplesmente fenomenal para qualquer tarefa
  • Carregador de 80 W incluído na caixa
  • Construção com qualidade topo de gama

Pontos fracos do Vivo X80 Pro

  • Vídeos com a câmara frontal deviam ter maior estabilidade
  • Câmara frontal não suporta gravação de vídeo a 4K
  • Embora premium, muito caro para a maioria dos consumidores
  • Traz algum bloatware instalado, embora desinstalável
Escolha de design 9
Qualidade de construção 9,5
Ecrã 9
Qualidade de som 8,5
Performance/Desempenho 9
Interface/UI 8
Câmara 9,5
Bateria 8
Qualidade/preço 7,5
Pontuação 8,7 - Excelente

Especificações técnicas do Vivo X80 Pro

  • Processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • 12 GB de RAM LPDDR5
  • 256 GB de armazenamento UFS 3.1
  • Funtouch OS 12 baseada no Android 12
  • Dual Nano SIM
  • Ecrã LTPO3 E5 AMOLED
  • Até 120 Hz de taxa de atualização
  • Até 300 Hz de taxa de resposta ao toque
  • Resolução máxima de 3200 por 1440, WQHD+
  • Proporção ecrã-corpo de 92,2%
  • Câmaras traseiras: 50 MP GNV + 48 MP IMX598 (Super Wide-Angle) + 12 MP IMX663 (Retratos) + 8 MP (zoom ótico de 5x e zoom digital de 60x)
  • Câmara frontal de 32 MP
  • Estabilização: OIS, EIS e Gimbal
  • Bateria de 4700 mAh
  • Carregamento FlashCharge de 80 W (com fios) e 50W sem fios
  • Carregamento inverso
  • 5G
  • Wi-Fi 6
  • Bluetooth 5.2
  • NFC
  • Altifalantes estéreo
  • Motor de vibração linear X-Axis
  • Grande sensor de impressões digitais 3D Ultrassónico
  • Certificação IP68
  • Cor: preto cósmico
  • Dimensões: 164,57 x 75,30 x 9,10 mm
  • Peso: 219 gramas

Fonte oficial da Vivo revelou que o X80 Pro terá um custo de 1299 € quando chegar ao nosso mercado, nesta variante de 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. No entanto, ainda não tem data concreta para chegar às lojas portuguesas.

Agradecemos à Vivo Portugal por ter proporcionado a nossa presença na apresentação do Vivo X80 Pro na Europa, bem como o facto de ter disponibilizado o aparelho para teste.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.