WhatsApp introduz função ideal para garantir privacidade das mensagens

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A opção chama-se Trancar Conversa e serve precisamente para isso. Tornar as conversas no WhatsApp ainda mais privadas e íntimas, tal como o anuncia a própria plataforma de mensagens instantâneas do grupo Meta. As novidades estão já em distribuição.

Estamos em plena era da conetividade e privacidade com ambos os valores a serem colocados num autêntico e meritório pedestal na nossa sociedade. Perante tal realidade, a mais popular das apps de comunicações instantâneas introduz agora o Chat Lock ou bloqueio para as nossas conversas na app de mensagens.

Temos mais uma camada de proteção para as nossas conversas de WhatsApp

WhatsApp Chat Lock
"Destrancar para continuar" é a nova premissa do Chat Lock. Crédito: WhatsApp

O funcionamento é particularmente simples. As conversas ficarão protegidas com um novo bloqueio e, para aceder às mesmas, temos que usar o desbloqueio biométrico. Tal pode ser feito de duas formas, com a impressão digital ou reconhecimento facial.

Esta função já fora sinalizada nas versões beta do WhatsApp para Android e posteriormente para iOS. Entretanto, finda a fase beta, damos agora conta da sua plena disponibilidade para os utilizadores de ambas as plataformas na versão estável da app.

Trata-se de um conceito e implementação simples, mas eficiente. Nas conversas que o utilizador quiser, para aceder às mesmas teremos esta nova garantia de privacidade a requerer a autenticação biométrica, aplicando-se o mesmo às notificações.

Podemos agora Trancar as conversas no WhatsApp para Android e iOS

WhatsApp Trancar Conversa
Reconhecimento facial pode ser usado no WhatsApp para iPhone (iOS).

Tal como avança a própria plataforma, trancar uma conversa retira-a da caixa de entrada e coloca-a numa pasta própria que só pode ser acedida com a palavra-passe do dispositivo ou dados biométricos, como a impressão digital.

De igual modo, também oculta automaticamente o conteúdo dessa conversa em notificações. Assim sendo, só com o desbloqueio feito pelo próprio utilizador é que os conteúdos da conversa no WhatsApp poderão ser conhecidos.

Aliás, podemos trancar não só os chats individuais, mas também os chats de grupo, para tal basta seguir estes passos:

  1. Tocar no nome de uma conversa com outra pessoa ou de grupo
  2. Selecionar a opção de trancar - Aplicar
  3. Para revelar estas conversas - Puxar lentamente para baixo a caixa de entrada
  4. Introduzir os dados de autenticação biométrica ou a palavra-passe do smartphone

Mais ainda, o WhatsApp promete adicionar novas funções de garantia da privacidade das conversas a esta nova ferramenta "Trancar Conversa". Segundo a própria ap teremos o bloqueio em dispositivos extra e uma palavra-passe personalizada para as conversas.

Em suma, poderemos assim usar uma palavra-passe diferente da que usamos no telemóvel. Por fim, esta nova função está atualmente em distribuição para utilizadores Android e iOS.

🆕 privacy feature just dropped 🔒With Chat Lock, now you can keep your most private and personal conversations under lock and key with a password. pic.twitter.com/NsM5NOka9A

— WhatsApp (@WhatsApp) 15 de maio de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.