WhatsApp está a testar funcionalidade de transcrição de mensagens de voz

Mónica Marques
Comentar

A aplicação de conversação está a testar uma nova funcionalidade. Trata-se do recurso de transcrição de mensagens de voz. A experiência está a decorrer no iOS, mas se avançar pode chegar aos equipamentos Android e Apple, ao mesmo tempo.

Até ao momento, o WhatsApp não inclui a possibilidade de transcrição de mensagens de voz. O que existe atualmente são aplicações de terceiros, disponíveis para iOS e Android, que efetuam esta tarefa.

A informação da nova funcionalidade surgiu no site WaBetaInfo que publicou uma captura de ecrã, onde é visível a transcrição de mensagens de voz na versão iOS da aplicação.

Autorização para partilha de dados

wabetainfo whatsapp

O mesmo site avança também com a forma como a transcrição de texto funcionaria. De acordo com esta fonte, a app WhatsApp envia os dados da mensagem de voz diretamente para a funcionalidade de voz da Apple para que aconteça a transcrição.

Este processo necessita que os utilizadores autorizem a partilha de dados com a Apple. Assim que a permissão é dada, os utilizadores recebem a transcrição das suas mensagens de voz numa secção criada para o efeito.

O site WaBetaInfo explica que quando a mensagem de voz for transcrita pela primeira vez, será armazenada localmente na base de dados da app WhatsApp. Tudo para que os utilizadores tenham um acesso rápido à transcrição.

Em simultâneo para iOS e Android

Apesar de as capturas de ecrã mostrarem o sistema operativo da Apple, a app WhatsApp tem a tradição de fornecer novos recursos em simultâneo para utilizadores Android e iOS. Por isso, espera-se que se a nova funcionalidade avançar, será lançada ao mesmo tempo para ambos os sistemas operativos.

Não existe ainda informação sobre quando a nova funcionalidade estará disponível, mas prevê-se que a app WhatsApp ofereça acesso a uma versão beta num futuro próximo.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.