WhatsApp: erro bizarro enviou notificações aos utilizadores

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp já fez saber que este erro no Linux foi corrigido, mas enquanto esteve ativo acabou por surpreender vários utilizadores da plataforma de mensagens do grupo Facebook. Em causa estava uma falha estranha que enviava notificações aos utilizadores

Sendo usado por mais de dois mil milhões de pessoas em todo o mundo, o WhatsApp é uma plataforma conveniente para comunicações instantâneas através da Internet. No entanto, por vezes este tipo de erros acaba por afetar quem usa a app.

As estranhas notificações de 1970 no WhatsApp

So yesterday on whatsapp a friend called me from the 1970s... at 1am.👀Wish I’d answered. 🕺 (Thoughts on this internet geeks?) pic.twitter.com/c99U7rr10I

— Stephanie Hegarty (@stephhegarty) 22 de janeiro de 2021

O caso foi exposto por diversos utilizadores através da rede social Twitter como acima podemos ver a publicação da utilizadora Stephanie Hegarty. Através do seu perfil deu conta de uma chamada perdida datada de 1 de janeiro de 1970.

Ora, uma vez que não temos máquinas do tempo, ou a sua existência é-nos desconhecida, isto só podia ser um erro. Uma falha na plataforma de comunicações do Facebook que acabou por surpreender várias pessoas com este tipo de notificações.

Com efeito, a mesma sintomática foi exposta por diferentes utilizadores, sempre com a mesma data - 1 de janeiro de 1970. Em tal data escusado será dizer que o mero conceito de rede social digital não passava de teoria pura, no máximo.

A plataforma do Facebook surpreendeu vários utilizadores com estas notificações

WhatsApp bug. I got 2 missed calls from 1970 today. Except that they were made today. Mark !!!!!!!🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️ pic.twitter.com/0TbfzlMi9F

— MrUgly (@MrUgly_ZW) 1 de fevereiro de 2021

O bug, entretanto corrigido pelo WhatsApp com a última versão distribuída, já havia ocorrido no passado. Mais concretamente, em 2016 uma falha similar resultou no envio de notificações de comunicações aos utilizadores de Apple iPhone.

Pior ainda, este erro na apresentação da data levou a que vários iPhone sofressem do que os técnicos apelidam de brick, deixando de responder e transformando-se em algo inútil, daí o nome "tijolo". Desta feita, felizmente, tal não aconteceu.

A não ser a surpresa, a nova ocorrência do bug pouco mais causa do que espanto nos utilizadores. Na prática, é um erro com a hora no Unix em Linux, falha apelidada de "Epoch Time".

O erro foi sentido em vários pontos do globo ao apanhar os utilizadores de surpresa com estas notificações erroneamente datadas.

O WhatsApp já corrigiu a falha, distribuindo a correção com a última atualização.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.